Ensino (d)e história indígena

Autores

  • Edson Silva UFPE

Resumo

WITTMAN, Luiza Tombini. (Org.). Ensino (d)e história indígena. Belo Horizonte, Autêntica, 2015. 202 p.

Biografia do Autor

Edson Silva, UFPE

Realizou o Pós-Doutorado em História na UFRJ (2013). É Doutor em História Social pela UNICAMP (2008). Mestre em História pela UFPE (1995) Professor efetivo no Centro de Educação/Col. de Aplicação da UFPE, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em História/UFPE e vinculado no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande/PB). Leciona no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/Caruaru destinado a formação de professores indígenas. Participa na FIOCRUZ/Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Recife) do Grupo de Pesquisa Saúde e Ambiente Xukuru do Ororubá, que desenvolve projetos de pesquisas junto ao povo indígena Xukuru do Ororubá. Membro do GT ANPUH-Brasil "Os índios na História". Tem experiências na área de pesquisas em História e Ensino, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena no Nordeste e em Pernambuco nos séculos XIX e XX; memórias indígenas; História e memórias dos índios Xukuru do Ororubá, relações socioambientais e História Socioambiental no Semiárido/Agreste pernambucano; Ensino da temática indígena. É co-organizador do site Índios no Nordeste (www.indiosnonordeste.com.br) que disponibiliza para acesso gratuito notícias, textos, dissertações, teses, estudos e livros sobre os povos indígenas no Nordeste. Publicou vários artigos, capítulos de livros e livros, resultados das pesquisas sobre história indígena/os índios na História, História Ambiental e ensino da temática indígena.

Downloads

Publicado

26.02.2017

Edição

Seção

Resenhas Acadêmicas