Como a ampliação do Indicador de Formação Docente pode melhorar o desempenho escolar?

Auteurs

  • Erinaldo Ferreira do Carmo UFPE
  • Enivaldo Carvalho da Rocha UFPE
  • Dalson Britto Figueiredo Filho UFPE
  • Lucas Emanuel de Oliveira Silva UFPE
  • Giovana Ferreira UFPE.

Résumé

Este artigo analisa a relação entre o desempenho escolar no ensino médio regular e o indicador de adequação na formação docente, que compreende a associação entre a formação acadêmica do professor e a disciplina por ele ministrada. Esta pesquisa reflete sobre o frequente debate acerca do problema da falta de professores nas escolas públicas, bem como da constante alocação de docentes em disciplinas diferentes de sua formação acadêmica, verificando a implicação dessa distribuição irregular dos professores sobre o resultado da aprendizagem do aluno. A partir desses problemas, procura-se identificar, através de dados oficiais, como essa alocação ocorre no país, nas diferentes redes de ensino, e as consequências dessa prática no desempenho apresentado pelos estudantes. A metodologia aplicada foi a análise quantitativa de dados secundários. A conclusão orienta que a política de adequação entre a formação docente na licenciatura e a disciplina ministrada produz resultados positivos sobre a proficiência dos estudantes.

Bibliographies de l'auteur

Erinaldo Ferreira do Carmo, UFPE

Doutor em Ciência Política. Professor de Sociologia do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Enivaldo Carvalho da Rocha, UFPE

Doutor em Engenharia de Produção. Professor do Curso de Ciência Política e Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFPE.

Dalson Britto Figueiredo Filho, UFPE

Doutor em Ciência Política. Professor do Curso de Ciência Política e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFPE.

Lucas Emanuel de Oliveira Silva, UFPE

Estudante do Curso de Ciência Política da UFPE.

Giovana Ferreira, UFPE.

Estudante do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFPE.

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Publiée

2015-11-28