O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios
Resumen
O uso do celular em sala de aula é um dos temas que tem causado bastante polêmica entre profissionais da educação. Buscando compreender melhor os dois lados, realizamos uma breve discussão sobre o assunto, por meio do método qualitativo de revisão bibliográfica, com o objetivo de contribuir com uma discussão mais aprofundada sobre a utilização deste dispositivo como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. A priori, os resultados se mostram a favor desta utilização em sala de aula, com a ressalva de que cabe ao professor promover a devida conscientização ética dos alunos para que estes não se apropriem de situações permissivas para o uso inadequado do aparelho e, também, de envolver a escola para obter necessário apoio institucional.
Citas
ANTUNES, M. T. P.; MARTINS, E. Capital Intelectual: verdades e mitos. Revista Contabilidade & Finanças. USP, São Paulo, n. 29, p. 41-54, maio/ago. 2002.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 3 ed. Campinas: Autores Associados,kp
BENTO, M. C. M.; CAVALCANTE; R. S. Tecnologias móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013.
CONFESSOR, F. I. C. Novas tecnologias: desafios e perspectivas na Educação. 1. ed. Clube dos autores. Brasil, 2011.
COSTA, G. S. Mobile Learning: explorando potencialidades com o uso do celular no ensino aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, 2013.
FLÔRES, C. A utilização do aparelho celular em sala de aula. XVI Congresso Internacional de Relações Públicas e Comunicação. 22-24 de out. Salvador-BA, 2014.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; FERNANDES Letícia Carvalho Belchior Emerick. Educação e tecnologia: o telefone celular como recurso de aprendizagem. EccoS Revista Científica, n. 35, p. 47-65, set./dez. São Paulo, 2014.
KERN, Richard; WARSCHAUER, Mark. Theory and practice of network-based language teaching. In: WARSCHAUER, M.; KERN, R. (Orgs.). Network-based language teaching: Concepts and practice. New York: Cambridge University Press, 2000, p. 1-19. Disponível em: <http://www.education.uci.edu/person/warschauer_m/docs/nblt-intro.pdf>. Acesso em: 11/05/2017.
LIMA, P. R. B. O uso de celular como recurso didático. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.
MARTINS, Claudia Beatriz Monte Jorge; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, Vol. 10, n. 3, 2012, p. 247-255. Disponível
em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254/1280>. Acesso em 15/04/2017.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. S. Paulo: Civilização Brasileira, 1968.
MELO, R. C. de. Aspectos de neurociências, simulações e habilidades cognitivas aplicáveis ao ensino superior tecnológico. Tekhne e Logos, Botucatu, SP, v.6, n.1, junho, 2015.
NAGUMO, E. O uso do aparelho celular dos estudantes na escola. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília. Brasília-DF, 2014.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. Disponível em: <http://www.veramenezes.com/techist.pdf> Acesso em 11 de abr. de 2016.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
REVISTA Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun., Brasília: MEC, SETEC, 2008.
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, mar. 2002.
STEWART, T. A. Capital Intelectual: A nova vantagem competitiva das empresas. 10a ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 13.
SILVA, F. P. H. da. Ética e responsabilidade moral no uso das tecnologias de informação e comunicação. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Paraná, Curitiba, 2013.
UNESCO Policy Guidelines for Mobile Learning. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Paris, France, 2013. Disponível em: <http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/igo/>. Acesso em 11 de abril de 2016.
VIVIAN, Caroline Deprá; PAULY, Evaldo Luis. O uso do celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: Fala sério! Revista digital da CVA-Ricesu, v. 7, n. 27, fev. 2012, p. 3.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.