Poemas matemáticos: uma proposta de diálogo entre Língua Portuguesa e Matemática
Resumen
O presente relato de experiências apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar entre Matemática e Língua Portuguesa. Segundo a concepção dialógico-interacional, toma-se o aluno como sujeito ativo. Nesse sentido, a fim de promover a apropriação dos conceitos e do campo léxico-semântico da Matemática e a produção de novas significações, foram propostas atividades de leitura e produção de poemas a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre. O objetivo da atividade é deslocar a concepção tradicional de disciplinas estanques, promovendo um conhecimento relacional.
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FERNANDES, Millôr. Poesia matemática. Disponível em: <http://www.mat.uc.pt/~nep09/AniMat/7.%20Marco/Poema.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2018.
JOBIM, Antonio Carlos. Aula de matemática. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/tom-jobim/86152/>. Acesso em: 22 jul. 2018.
KLEIMAN, Angela B.; MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010a.
______. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010b.
MACHADO, Nílson José. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PESSOA, Fernando. Cansaço. In: ______. Álvaro de Campos: poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 475.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.