O que faz um Neuropsicopedagogo?
Resumen
What does na Neuro-Psychopedagogue?
Resumo
O presente artigo tem por objeto de estudo analisar O que faz um Neuropsicopedagogo? no contexto de sua atuação institucional e clínica, a fim de compreender qual é a sua função e as suas principais atribuições nestes contextos educacionais. O recorte da temática objetiva enfatizar os aspectos inclusivos da sua prática de avaliação, diagnóstico e intervenção considerando a assessoria psicopedagógica do seu fazer profissional, assim como a devida atenção e compromisso ético com a educação especial, com foco nas orientações e princípios do presente Código de Ética do Neuropsicopedagogo articulado pela SBNPp (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia). Portanto, a ética pode servir como norte para as suas ações nas interações com as escolas, as famílias, a comunidade e a sociedade como um todo, em prol de uma educação de qualidade que seja por excelência, inclusiva.
Abstract
The present article aims to study to analyze What does na Neuro-psychopedagogue? in the context of his institutional and clinical performance, in order to understand what’s your function and their main responsibilities in this educational frameworks. The clipping of the theme aims to emphasize the including aspects his practice of evaluation, diagnosis and intervention considering the advisory psychopedagogical of your professional doing, as well as proper attention and ethical commitment with the special education, focusing at the guidelines and principles of this Code of Ethics Neuro-psychopedagogue articulated by SBNPp (Brazilian Society of Neuro-psychopedagogy). Therefore, the ethics serve this as north to what he does interactions with schools, the families, the community and the society as a whole, towards of quality education to be for excellence, inclusive.
Palavras-chave: Assessoria psicopedagógica. Educação especial. Ética neuropsicopedagógica.
Keywords: Advisory psychopedagogical. Special education. Ethic neuro-psychopedagogical.
Citas
BEAUCLAIR, João. Para entender Psicopedagogia: perspectivas atuais, desafios futuros. 3. ed. Rio de Janeiro, Wak. Ed., 2009.
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDBEN 4024/61. Disponível em <http://www.legislacao.planalto.gov.br>. Acesso em abr. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em abr. 2019.
CASSINS, Ana Maria et al. Manual de psicologia escolar – educacional. Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007.
COLL, Cesar. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: COLL, Cesar; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FANTOVA, Francesc Marro. O psicopedagogo na área de recursos humanos das organizações. In: IGEA, Benito del Rincón. Presente e futuro do trabalho psicopedagógico. Porto Alegre: ArtMed, 2005.
UNESCO/ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA ESPANHA/ CORDE: Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: 1994, 54 p.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Inclusão e Integração ou chaves da vida Humana. 1998. Disponível em <https://docplayer.com.br/9416747-Inclusao-e-integracao-ou-chaves-da-vida-humana-prof-dr-marcos-jose-da-silveira-mazzotta.html>. Acesso em mai. 2019.
PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. [Trad. Ana Maria Netto Machado]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak. Ed., 2010.
RIBAS, Guilherme Carvalhal. Considerações sobre a evolução filogenética do sistema nervoso, o comportamento e a emergência da consciência. Rev. Bras. Psiquiatr. 2006; 28 (4): 326-38. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28n4/12.pdf>. Acesso em mai. 2019.
SASSAKI, R. K.. Inclusão: Construindo uma Sociedade Para Todos. Rio de Janeiro: Editora WVA, 1997, 174 p.
SAHB, Warlley Ferreira. Educação Especial: olhar histórico, perspectivas e aporte legal. Revista Eletrônica de Direito Educacional, Nov. 2004.
SILVEIRA, Rafael da. O que faz um psicopedagogo institucional? Revista Práxis Pedagógica. vol. 2, nº 1, jan./mar. 2019. Disponível em <http://www.periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/119/pdf>. Acesso em mai. 2019.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA (SBNPp). Conselho técnico-profissional. Nota Técnica. Nº 02/2017. Disponível em <http://www.sbnpp.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Nota-T%C3%A9cnica-n.022017.pdf>. Acesso em mai. 2019.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA (SBNPp). Neuropsicopedagogo institucional e clínico. Comentários ao art. 29 do Código de Ética Técnico Profissional (2015). Disponível em <http://www.sbnpp.com.br/neuropsicopedagogo-institucional-e-clinico-artigocomentado-art-29-do-codigo-de-etica-tecnico-profissional/>. Acesso em mai. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.