Educação especial e formação do professor
Resumen
Este artigo têm por objetivo refletir sobre a formação do professor na Educação especial para a prática de inclusão, a partir do que preconiza o Plano Municipal de Educação da cidade de Várzea Grande. Pela legislação em vigor a educação é um direito de todos e dever do Estado proporcionar educação de qualidade, principalmente a modalidade da educação especial, que necessita muito de professores capacitados e com formação adequada para lidar com as diferenças. Para discussão desse artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas em periódicos, um breve histórico a respeito das Diretrizes do Plano Municipal de Educação/PME, além de coleta documental em uma escola da rede municipal pública Várzea Grande/MT, cujos resultados serão apresentados com ênfase no ensino inclusivo.
Palavras-Chave: Educação Especial. Formação. Professor.
Citas
BELISÁRIO FILHO, José Ferreira. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial, 2010.
BOSSA. Nadia Aparecida. A emergência da Psicopedagogia como ciência. Rev. psicopedagogia. 2008, vol.25, no.76, p.43-48. ISSN 0103-8486. Disponível em: http://nadiabossa.com.br/web/artigos/. Acesso em: 30 out 2018.
BOSSA, Nadia Aparecida. Congresso Internacional de Educação Pernambuco 2014.pdf Disponivel em: http://www.nadiabossa.com.br/. Acesso em: 10 ago 2018.
BOSS, Nadja Aparecida. . Escola ideal e Ideal da Escola: análise histórico-filosófica da instituição escolar. Artigo publicado pelo Portal dos Psicólogos. Disponível em: http://www.psicologia.com.pt. Acesso em: 30 out 2018.
BRASIL, LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 30 out 2018.
BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. www. peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf . Acesso em: 17 Dez 2018.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Práticas educativas: ensino colaborativo / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Eliana Marques Zanata, Verônica Aparecida Pereira In:Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE,2008 https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/90597/vera-lucia-messias-fialho-capellini/. Acesso em: 30 out 2018
COL, Cesar; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação; transtornos de desenvolvimento e necessidades especial. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ESPANHA. Conferência mundial sobre necessidades educativas especiais: acesso e qualidade Salamanca, Espanha, 7-10 de Junho de 1994 UNESCO - redeinclusao.pt/media/fl_9.pdf. Acesso em: 17 Dez 2018
VÁRZEA GRANDE. Diretrizes do Plano Municipal de Educação /PME – Câmara Municipal de Várzea Grande/MT- LEI 4.102/2015.Disponível em: www.varzeagrande.mt.gov.br. Acesso em: 15 de Dez 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.