A escolha pelo magistério na educação infantil: o que dizem os estudantes homens do curso de pedagogia?

Auteurs-es

  • Sylvia de Melo Bandeira Tavares Universidade Federal de Pernambuco
  • Márcio Valdecy de Andrade UFPE
  • Maria da Conceição Lima UFPE

Résumé

Esse artigo é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso que analisou elementos de gênero que motivam estudantes homens do curso de Pedagogia a ausentarem-se da atuação na sala de aula na Educação Infantil. Para tal, tendo por base a pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário numa amostra composta por 10 estudantes homens do último ano do curso de Pedagogia, da UFPE. O foco privilegiado residiu tanto nas motivações para a escolha do curso, quanto nos sentidos atribuídos à docência nessa etapa onde se buscou observar as possíveis interferências das relações de gênero. As respostas foram analisadas a partir de Bardin (1977) e apontaram para a continuidade de uma resistência à presença masculina em sala de aula nessa etapa da Educação Básica, tanto por parte da escola, quanto por parte dos próprios estudantes, evidenciando que esses aspectos sobrepõem o profissional e acabam afastando esse homem da sala de aula.

Bibliographies de l'auteur-e

Márcio Valdecy de Andrade, UFPE

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. marciovaldecy1@gmail.com

Maria da Conceição Lima, UFPE

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. mariacslimax@hotmail.com

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Publié-e

2017-02-25