Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva: diálogo metodológico através da construção e validação de uma ferramenta Flexquest para o ensino de Ecologia na educação básica

Authors

  • José Antônio Bezerra de Oliveira Escola de Referência em Ensino Médio Profa. Eurídice Cadaval da Secretaria de Educação do Estado e Pernambuco
  • Cristiane Jussara da Silva Escola de Referência em Ensino Médio Profa. Eurídice Cadaval da Secretaria de Educação do Estado e Pernambuco
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Colégio de Aplicação da UFPE

Abstract

A aprendizagem pode se tornar potencialmente significativa quando é possível alcançar a flexibilização do conhecimento por meio de ferramentas didáticas que possam articular vários contextos. Assim, este trabalho teve por objetivo estabelecer um diálogo entre a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Para isso foi desenvolvida uma sequência didática para o ensino de Ecologia no Ensino Médio que incluiu, como estratégia, a produção e a aplicação de uma Flexquest. Os resultados obtidos através da análise de mapas conceituais apontam para a reorganização das ideias de maneira mais crítica e flexível na estrutura cognitiva dos estudantes. Nesta direção, é possível concluir que a flexibilização do conhecimento e a utilização de ferramentas digitais, em sinergia, fizeram-se potenciais para a promoção de um processo na perspectiva de uma aprendizagem significativa crítica.

Author Biographies

José Antônio Bezerra de Oliveira, Escola de Referência em Ensino Médio Profa. Eurídice Cadaval da Secretaria de Educação do Estado e Pernambuco

Docente de educação básicas e Mestrando em Ensino de Ciências (PROFCIAMB-UFPE)

Cristiane Jussara da Silva, Escola de Referência em Ensino Médio Profa. Eurídice Cadaval da Secretaria de Educação do Estado e Pernambuco

Docente de Educação Básica

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Colégio de Aplicação da UFPE

Pós doutorado em Educação Tecnológica. Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Published

2018-04-14