Escolas de tempo integral do Estado de Pernambuco – uma análise do cumprimento do objetivo de melhora da qualidade do ensino médio e qualificação profissional dos estudantes
Abstract
Este artigo sintetiza os resultados da pesquisa PIBIC que teve como objetivo responder ao seguinte problema: Será que a ampliação da jornada escolar na Escola de Referência de Agrestina e Escola Técnica de Bezerros está cumprindo com a melhoria da qualidade de Educação e Qualificação dos estudantes? Realizamos análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com docentes e documentos a partir de Bardin (2002). Já a análise foi fundamentada em autores como Frigotto (2003), Mancebo (2007) e outros. Concluiu-se que o aumento da jornada escolar diária não significou uma ampliação da formação, nem mesmo a implantação da perspectiva de educação interdimensional de que os documentos tratam. Há uma ênfase apenas no conteúdo propedêutico. Além disso, as pressões por resultados em avaliações externas intensificam o trabalho docente e restringem o currículo.
Literaturhinweise
COELHO, Lígia Marta Coimbra da Costa; CAVALIERE, Ana Maria Villela. (orgs) Educação e(m) tempo integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
COSTA, Antonio Carlos Gomes. Educação - Uma perspectiva para o século XXI. Editora Canção Nova: São Paulo, 2008.
FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 32, n. 116, p. 619-638, jul/set, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Torino: Einaudi, 1975b. v. 1-v. 4.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente: subjetividade e sobreimplicação. Reflexão & Crítica, v.20, n.1, 2007.
________________. Intensidade do trabalho docente: um debate necessário. In: SILVA JÚNIOR, João dos Reis; CATANI, Afrânio Mendes; MENEGHEL, Stela Maria (Orgs.). A cultura da universidade pública. São Paulo: Xamã, 2011.
PERNAMBUCO. Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008. Cria o Programa de Educação Integral e dá outras providências. 2008b.
PERNAMBUCO. Lei nº 13.486, de 1º de julho de 2008. Institui o Bônus de Desempenho da Educação – BDE. 2008a.
PERNAMBUCO. Decreto nº 32.300, de 08 de setembro de 2008. Regulamenta a Lei nº 13.486/2008, que institui o BDE. 2008c.
PERNAMBUCO. Decreto nº 33.711, de 28 de julho de 2009. Dispõe sobre o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional – BDE e dá outras providências. 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.