Autonomia no centro do debate sobre participação e descentralização: Desafios às políticas educacionais
Résumé
O artigo resulta de um estudo bibliográfico que evidencia uma reflexão sobre temas e conceitos contemporâneos em educação, destacando sãs influências no processo de fortalecimento das práticas de gestão democrática no campo das políticas educacionais. Inicia com uma introdução abordando o conceito de autonomia em diferentes perspectivas e classificações; problematiza como elemento importante no debate sobre autonomia, o lugar da descentralização e dos mecanismos de participação social e seu contributo para efetivação de práticas democráticas; por fim, tece algumas considerações em torno dos modelos de gestão educacional e o contexto de influência do setor privado nas práticas de gestão desenvolvidas nas redes e sistemas de ensino.
Références
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. A relação público-privado na Gestão Municipal da Educação. In: ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera (Orgs.). Gestão municipal da educação e as parcerias com o Instituto Ayrton Senna. Recife: ANPAE, 2013.
ANDRADE, Edson Francisco de. Sistemas municipais de educação: impactos na gestão educacional no âmbito do poder local. 2011. 343f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2011.
BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação, Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001.
BORDIGMON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da Educação: O município e a escola. In: FERREIRA, Naura S. C.; AGUIAR, Márcia A. S. (Orgs.). Gestão da Educação. Impasses perspectivas e Compromissos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394 de 20/12/1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERREIRA, Naura S. C.; AGUIAR, Márcia A. S. (Orgs.). Gestão da Educação. Impasses perspectivas e Compromissos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
DOURADO, L. F. et al. Conselho escolar, gestão democrática da educação e a escolha do diretor. Caderno 5, Brasília, MEC/SEB, 2004.
FERREIRA, Naura S. C.; AGUIAR, Márcia A. S. (Orgs.). Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GOHN, Maria da Glória. Cidadania e direitos culturais. Katálysis, v.8, n.1, jan/jun, 2005. Florianópolis, Santa Catarina. 15-23
LEITE, João Carlos Zirpoli. Parcerias em educação: o caso do Ginásio Pernambucano. 2009. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
MARTINS, Ângela Maria. Autonomia da escola: a (ex)tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Dalila de Andrade. A gestão democrática da educação no contexto da reforma do Estado. In: FERREIRA, Naura S. C.; AGUIAR, Márcia A. S. (Orgs.). Gestão da Educação. Impasses perspectivas e Compromissos. 3° ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PERONI, Vera Maria Vidal. Mudanças na configuração do Estado e sua influência na política educacional. In: PERONI, V. M. V.; BAZZO, V. L.; PEGORARO, L. (Orgs.). Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
PIRES, Bruno Elias. Estudo de viabilidade de parceria público-privada em educação básica. 2013. 64f. Dissertação. (Escola de Pós-Graduação em Economia/Mestrado em Finanças e Economia Empresarial/Fundação Getúlio Vargas). Rio de Janeiro, 2013.
SCHRAMM, Fermin Roland. A autonomia difícil. Bioética. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1998, p. 27-37.
VEIGA, Ilma Passos A. Perspectiva para reflexão em torno do projeto político-pedagógico, In: Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.
ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.