O impacto do FUNDEB na rede pública municipal de Pernambuco (2007-2013)
Résumé
Os municípios pernambucanos estão conseguindo melhorar a qualidade da educação básica? Este trabalho tem como objetivo identificar a associação entre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e as notas obtidas no Índice de Educação Básica – IDEB na rede pública municipal de Pernambuco (2007-2013). Metodologicamente, construímos uma base de dados original a partir de informações disponíveis no sítio da Secretaria do Tesouro Nacional – STN para as transferências de recursos destinadas ao programa por cada município, e dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, para as notas obtidas pelos alunos no Índice de Educação Básica nos anos de 2007 a 2013. Os resultados apontam que, embora o desempenho tenha apresentado aumentos marginais, não existe correlação significativa entre os recursos destinados à educação por meio do FUNDEB e as médias do IDEB dos municípios ao longo dos anos.
Références
ALMEIDA, L C; DALBEN, A.; FREITAS, L. C.. O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educação & Sociedade, v. 34, p. 1153-1174, 2013.
ARRETCHE, Marta. Federalismo e políticas sociais no Brasil: problema de coordenação e autonomia. São Paulo: Perspectiva, v. 18, n. 2, Abril/Junho 2004.
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jun. 2007.
DIAZ, Maria Dolores Montoya. Qualidade do gasto público municipal em ensino fundamental no Brasil. Brazilian Journal of Political Economy, v. 32, n. 1, p. 128-141, 2012.
DIAS, Bruno Francisco Batista; MORAES, Joysi; FERREIRA, André. Gastos Públicos Estaduais Com o Ensino Fundamental: Uma Análise de Correlação e Efetividade. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, 2016.
FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito; SILVA JUNIOR, José Alexandre. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r).Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, 2010.
KING, Gary. Replication, replication. PS: Political Science & Politics, v. 28, n. 03, p. 444-452, 1995.
MESQUITA, Silvana. Os resultados do Ideb no cotidiano escolar. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 20, p. 587-606, 2012.
MORTIMORE, P. The road to improvement: reflections on school effectiveness. Netherlands: Swets & Zeitlinger, 1998.
SAVIAN, Mayá Patricia Gemelli; BEZERRA, Fernanda Mendes Baço. Análise deficiência dos gastos públicos com educação no ensino fundamental no estado do Paraná. Economia & Região, v. 1, p. 1, 2013.
SOARES, JOSÉ FRANCISCO; XAVIER, FLÁVIA PEREIRA. Pressupostos educacionais e estatísticos do IDEB. Educação & Sociedade, v. 34, n. 124, p. 903-923, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.