A Discussão do Ensino de Ciências da Natureza na Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam no Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
ensino de ciências, ensino fundamental 1, formação inicial e continuada docenteResumo
O presente trabalho é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo objetivo foi analisar o Ensino de Ciências da Natureza na Educação Fundamental 1. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com oito professores efetivos desta etapa de escolarização de uma escola pública municipal de Catalão – GO. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados de forma que os professores pudessem responder ao mesmo em seu tempo disponível. Os dados obtidos foram tratados de acordo com a Análise Textual Discursiva e a análise dos resultados permitiu a construção de algumas categorias, nas quais foi possível identificar quais os principais desafios que os professores enfrentam para efetivar a inserção do Ensino de Ciências em sua prática pedagógica. Neste trabalho, discutir-se-á a primeira das categorias, A Formação inicial e continuada dos Professores do Ensino Fundamental 1. Na análise das respostas constatamos que os professores encontram dificuldades na organização e contextualização dos conteúdos, pois a maioria não teve contato com o estudo das Ciências da Natureza em sua formação inicial docente. Apesar dos professores considerarem que não tiveram uma formação inicial docente para trabalhar com Ciências da Natureza, afirmam que buscam esses conhecimentos por conta própria. Assim como os professores desta pesquisa, considera-se imprescindível para a superação de tais dificuldades, a oferta e realização de cursos de formação continuada que possibilitem a reflexão crítica do trabalho docente.
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