A Discussão do Ensino de Ciências da Natureza na Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam no Ensino Fundamental I

Autores

Palavras-chave:

ensino de ciências, ensino fundamental 1, formação inicial e continuada docente

Resumo

O presente trabalho é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo objetivo foi analisar o Ensino de Ciências da Natureza na Educação Fundamental 1. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com oito professores efetivos desta etapa de escolarização de uma escola pública municipal de Catalão – GO. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados de forma que os professores pudessem responder ao mesmo em seu tempo disponível. Os dados obtidos foram tratados de acordo com a Análise Textual Discursiva e a análise dos resultados permitiu a construção de algumas categorias, nas quais foi possível identificar quais os principais desafios que os professores enfrentam para efetivar a inserção do Ensino de Ciências em sua prática pedagógica. Neste trabalho, discutir-se-á a primeira das categorias, A Formação inicial e continuada dos Professores do Ensino Fundamental 1. Na análise das respostas constatamos que os professores encontram dificuldades na organização e contextualização dos conteúdos, pois a maioria não teve contato com o estudo das Ciências da Natureza em sua formação inicial docente. Apesar dos professores considerarem que não tiveram uma formação inicial docente para trabalhar com Ciências da Natureza, afirmam que buscam esses conhecimentos por conta própria. Assim como os professores desta pesquisa, considera-se imprescindível para a superação de tais dificuldades, a oferta e realização de cursos de formação continuada que possibilitem a reflexão crítica do trabalho docente.

Biografia do Autor

Sidélia Ribeiro Neto Preciozo, Universidade Federal de Catalão

Licencianda em Educação do Campo pelaUniversidade Federal de Catalão

Fernanda Welter Adams, Secretaria Municipal de Educação de Catalão

Professora da prefeitura Municipal de Catalão no Ensino Fundamental 1.Tutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Foi Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar e no no grupo de pesquisa Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC, da Universidade Federal de Catalão. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014) pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

icenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial. 

Referências

ALMEIDA, C. M.; SOARES, K. C. D.; SOARES, M. A. O Pedagogo Escolar E Seu

Papel Na Formação Continuada Dos Professores. Anais do XII Encontro Nacional

de Educação, 2015.

ALVES, N. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A,

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigações qualitativas em educação. Porto: Porto

Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino

Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: 1997.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº

/96. Brasília. 1996.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências:

tendências e inovações. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DANTAS, R. S.; MARTINS, A. F. P. Ensino de ciências nos anos iniciais: problemas

enfrentados por estudantes de Pedagogia da UFRN. Anais do VIII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, 2011.

DUCATTI-SILVA, K. C. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2005.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática na sala de aula: os efeitos da

formação continuada na formação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004.

GATTI, B. A. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições

formadoras e seus currículos. 2008. Relatório final (Pedagogia) – Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LACERDA, M. P. Formação de professores: teoria, prática, método, pesquisa,

narrativa...In: RODRIGUES, A. (Org.). Currículo na formação de professores [recurso eletrônico]: diálogos possíveis. Dados eletrônicos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2018.

LEITE, Y. U. F.; MORALETTI, M. R. M.; GIOGI, C. A. G.; LIMA, V. M. M.; MENDONÇA. N. C. G. Necessidades formativas e formação contínua de professores de redes municipais de ensino. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, 2010.

MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São

Paulo: Atlas, 2010.

MAUÉS, E. R. C.; VAZ, A. M. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Geral e

Conhecimento de Conteúdo de Ciências das Professoras das Séries Iniciais. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caderno de

Resumos do V ENPEC. Bauru, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. único. p. 148. 2005.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de

múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006.

BRASIL. Análise Textual Discursiva. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2007.

MOREIRA, A. C. S.; PENIDO, M. C. M. Sobre as propostas de utilização das

atividades experimentais no ensino de física. Anais do Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências, VII ENPEC, Florianópolis, SC, 2009.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa/Portugual:

Educa, 2002.

BRASIL. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

Downloads

Publicado

15.12.2021