O primeiro contato da criança indígena Terena com a escolarização na Aldeia Buriti em Mato Grosso do Sul

Auteurs

  • Heitor Queiroz Medeiros Universidade do Estado de Mato Grosso (UCDB) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
  • Edineide Bernardo Farias Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo - Aldeia Buriti - Dois Irmãos do Buriti (MS)

Résumé

O presente artigo é parte dos resultados da dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco cuja pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo, na Aldeia Indígena Buriti, da etnia Terena, localizada no município de Dois Irmãos do Buriti, em Mato Grosso do Sul. O objetivo foi descrever os impactos sofridos pela criança indígena Terena no primeiro contato escolar, analisando o diálogo estabelecido entre os saberes tradicionais familiares e os novos saberes da educação escolar indígena. A produção de dados se ancorou no método etnográfico sendo que os resultados da pesquisa demonstram que a criança indígena Terena aprende brincando, principalmente os saberes da cultura tradicional do povo e que a escola tem sido um lugar de significativa aprendizagem dos conhecimentos do mundo ocidental para essas crianças.

Bibliographies de l'auteur

Heitor Queiroz Medeiros, Universidade do Estado de Mato Grosso (UCDB) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Doutor em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - Campo Grande (MS).

Edineide Bernardo Farias, Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo - Aldeia Buriti - Dois Irmãos do Buriti (MS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora Indígena da Etnia Terena na Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo, Aldeia Buriti, Município de Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul (MS)

Téléchargements

Publiée

2017-02-25