Da última flor do Lácio ao canto do poeta da roça: a língua portuguesa em suas variações
Resumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas em uma oficina de estudo extra-classe com alunos da Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo que partiu do projeto intitulado “Da Última Flor do Lácio ao Canto do Poeta da Roça: a Língua Portuguesa em suas variações”, desenvolvido com o intuito de oferecer aos alunos um contato maior com a literatura nessa vertente da educação. Nesta oficina foi possível comprovar o poder humanizador do gênero literário, pois, durante o processo de realização da oficina, os estudantes reagiram aos textos de formas distintas, tanto pela participação intensificada de uns quanto pela emoção aflorada de outros. Foram utilizados textos de diferentes autores, com registros e dialetos distintos, a fim de explorar algumas variações linguísticas presentes em nossa língua portuguesa, desenvolvendo a competência linguística dos alunos.Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2002.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais: tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.
BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, 2007.
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª Series): Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
CANDIDO, A. O direito à literatura. Vários Escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.
DEMO, P. Metodologia da Investigação em Educação. Curitiba: Intersaberes, 2013.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo, Ática, 2008.
GOMES, M. L. C. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.
KOCH, I. V.; ELIAS, V.M. Ler e Compreender – os sentidos do texto. 3ª ed., 11ª reimpressão. São Paulo. Contexto, 2015.
MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 2ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARTINS, N.S. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. 4ª ed. São Paulo, EDUSP, 2005.
MICHELETTI, G. Estilística – um modo de ler poesia. São Paulo, Andross, 2004.
PERINI, M. A. Sofrendo a Gramática: Ensaios Sobre a Linguagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 2009.
PRADO, M. A literatura em sala de aula: Práticas de Incentivo à Leitura.Projeto de Iniciação Científica, Campina Grande: Universidade Estadual de Goiás, 2010.
SCHNEUUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, M. Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social. 17. ed. São Paulo: Ática, 2008.
SOUZA, R.J.; COSSON, Rildo. Letramento Literário: Uma proposta para a sala de aula. Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, São Paulo. 2011.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática: Ensino Plural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.