A mediação do UCA nas aulas de História do Centro Pedagógico/UFMG
Abstract
Este artigo analisa o processo de integração do UCA (Um Computador por Aluno) às aulas de História do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Considerando que a integração das tecnologias digitais à educação não se reduz ao uso de recursos tecnológicos, mas envolve questões relacionadas à cultura escolar, às práticas pedagógicas e aos atores do processo educativo, foram identificadas algumas possibilidades e limitações da utilização do UCA pelos estudantes, bem como refletiu-se acerca das dificuldades encontradas na escola. Entende-se que a utilização dos laptops educacionais modifica os tempos, os ambientes e as formas habituais de se relacionar com o ensino e com a aprendizagem, instituindo novas formas de acesso ao saber e de construção do conhecimento, sendo preciso que se busquem soluções compartilhadas para a sua inserção no processo de ensino e aprendizagem.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo. Diário Oficial da União. 13 dez. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm>. Acesso: 24/02/18.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. UCA- Projeto um computador por aluno: formação Brasil. Brasília, DF, 2009.
CASARIN, Melânia de Melo. O programa um computador por aluno (PROUCA) e a inclusão de alunos com deficiência. Tese, 2014. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/98598>. Acesso em: 24/02/18.
CHIZZOTTI A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes; 2006.
GOMES, Ana Valeska Amaral. Laptops e internet nas escolas: o que aprendemos? Artigos & Ensaios, Maio/Agosto • 2013 Disponível em: < http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/27403/laptop_internet_gomes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 24/02/18.
LAVÍNIA, Lena; VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cad. Pesqui. vol.43 no.149 São Paulo May/Aug. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000200009>. Acesso em: 24/02/18.
MOREIRA, Silma Rosa da Silva. Análise de reações de professores face à introdução do computador na educação: o caso do projeto -UCA - um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO). Dissertação, 2010. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/9120>. Acesso em: 24/02/18.
PRADO, M.E.B.B.; BORGES, M.A.F. e FRANÇA,G. O uso do laptop na escola: algumas implicações na gestão e na prática pedagógica. p.60-72. In ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. (org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.
SANTOS, Maximiliana Batista Ferraz dos. Laptops na escola: mudanças e permanências no currículo. Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/handle/handle/1056. Acesso em: 24/02/18>.
VALENTE, J. A. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos”. In: ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.
VALENTINI, Carla Beatris; PESCADOR, Cristina Maria; SOARES, Eliana Maria do Sacramento. O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas. Educação, v. 38, n. 1, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5624>. Acesso em: 24/02/18>.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.