Estudo sobre os Direitos Humanos a partir dos relatos e retratos das batalhas pela libertação da Argélia
Résumé
Este artigo foi desenvolvido, no formato de relato de experiência, a partir do envolvimento de estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE), nos Estudos de Direitos Humanos, disciplina eletiva da parte diversificada do currículo escolar. Por meio da análise fílmica e da pesquisa bibliográfica foram observadas as práticas de tortura como estratégia de guerra e a degradação da vida humana como medida de controle estatal sobre a sociedade. Estudar a questão dos Direitos Humanos a partir dessa abordagem se torna relevante porque as técnicas de tortura utilizadas na Argélia foram institucionalizadas em diversos países do mundo durante a Guerra Fria, e também por ter sido exatamente a França a precursora dos Direitos do Homem e do Cidadão, com a Declaração emergida da Revolução Francesa e inspiradora ao mundo inteiro do lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Références
ARENDT, H. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
CARMO, E. O espaço micropúblico. Recife: Universitária da UFPE, 2011. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=204481 >. Acesso em 29/05/2017.
BRAICK, P.; MOTA, M. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2010.
HERNANDEZ, L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Sele Negro, 2008.
IZERROUGENE, B. Argélia: a tirania da identidade e a ascensão fundamentalista. In: Afro-Ásia, n. 21-22, 1998-1999. Disponível em < www.afroasia.ufba.br/pdf/afroasia_n21_22_p275.pdf >. Acessado em 17/07/2017.
GEERTZ, C. Observando o Islã: o desenvolvimento religioso no Marrocos e na Indonésia. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004
POERNER, A. Argélia: o caminho da independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
SERRANO, C.; WALDMAN, M. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.
TODOROV, T. Os inimigos da democracia. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
YAZBEK, M. Argélia: a guerra e a independência. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.