Interdisciplinaridade entre Biologia e Química: a Bioquímica ligando disciplinas
Résumé
O termo interdisciplinaridade tem sido empregado para justificar a cooperação de diferentes áreas de conhecimento (disciplinas) que se completam usando conceitos e métodos comuns. O objetivo deste trabalho foi sugerir adaptações para uma real interdisciplinaridade entre as disciplinas de Biologia e Química. Em duas escolas, no Recife foram analisados os livros didáticos de Biologia e Química, exercícios e os programas das duas disciplinas foram avaliados. Foi constatada a dificuldade dos alunos integrarem as duas disciplinas, pois os mesmos assuntos abordados são tratados de formas isoladas e em tempos distintos nas duas disciplinas. Concluiu-se que se faz urgente a implementação de ações interdisciplinares para todo programa de Bioquímica (Carboidratos, Lipídeos, Proteínas, Sais Minerais e Água) ensinado em turmas da 1ª série do Ensino Médio. Sugere-se que as Disciplinas Biologia e Química ministrem, concomitantemente o assunto Bioquímica, quando o aluno estudará a estrutura química das moléculas, na Química e, na Biologia, as suas aplicabilidades para a manutenção da vida.
Références
AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. Biologia das Células. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004, v.1.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2000.
CHASSOT, A. A Ciência Através dos Tempos. 9 ed. São Paulo: Moderna, 1994.
ETGES, N. J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: Jantsch, A. P. & Bianchetti, L. (orgs.) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
FELTRE, R. Química. 6 ed. São Paulo: Moderna, 2004, v.3.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1976.
LEMBO, A. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 2000, v.3.
LINHARES, S. e GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 7 ed. São Paulo: Ática, 2000, v.1.
LOPES, S.G.B.C. Bio. São Paulo: Saraiva, 2002, v.1.
MACHADO, S. Biologia de Olho no Mundo do Trabalho. São Paulo: Scipione, 2003.
PERUZZO, F. M. e CANTO, E. L. Química na Abordagem do Cotidiano. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006, v.3.
PRADO, M. Guia Prático Novo ENEM: ciências da natureza e suas tecnologias {S.l. : s.n.}, 2009.
USBERCO, J. e SALVADOR, E. Química. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.3.
UZUNIAN, A. e BIRNER, E. Biologia. 3 ed. São Paulo: Harbra, 2005, v.1.
ZABALA, A. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.