Trabalhando com sentidos e representações da escola e dos estudos na Educação de Jovens e Adultos
Résumé
A experiência docente aqui relatada foi desenvolvida em aulas de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), junto a turmas de Ensino Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o ano de 2019. O objetivo foi o de realizar encontros de discussão sobre os diversos sentidos da instituição escolar e da educação no nosso país, refletindo sobre as especificidades desta modalidade de ensino face à realidade social brasileira, destacando questões e processos macrossociais, bem como mantendo um olhar atento sobre os sujeitos sociais que compõem a EJA. Para tanto, fizemos leituras, debates, assistimos um documentário, analisamos dados e convidamos os(as) estudantes a expressassem, por meio de textos imagéticos e escritos, suas ideias e concepções em relação as seguintes perguntas: O que a escola e os estudos representam para você hoje e amanhã? Observamos com essa proposta pedagógica um forte engajamento por parte dos(as) estudantes, com momentos de partilha de suas múltiplas representações imbricadas em suas trajetórias escolares.
Références
ARROYO, Miguel G. Passageiros da Noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida mais justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BASTOS, Deise et al. Uma luta histórica. In: BENVENUTI, Juçara. A chave para o futuro. Porto Alegre: [s. n.], 2016, p. 10-19.
BENVENUTI, Juçara. Letramento, Leitura e Literatura no Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: uma proposta curricular. Tese de Doutorado. Instituto de Letras /UFRGS. Porto Alegre, 2011. 392 f.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa, 1973.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 01 ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. MEC/INEP. Censo escolar 2018: notas estatísticas. Brasília, 2018. Disponível em: www.educacenso.inep.gov.br/censobasico/. Acesso em: 14 maio 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE PNAD contínua. Educação 2018. Brasília, 19 jun 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/00e02a8bb67cdedc4fb22601ed264c00.pdf Acesso em: 25 jun 2019.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues, MARINHO, Andreia Cidade, OLIVEIRA, Viviane Netto Medeiros de. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Educ. Pesqui.,[online] São Paulo, v.41, n.especial, pp.1439-1454, dez 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508143413. Acesso em: 01 jun. 2018.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Fora de Série. Documentário. Observatório Jovem do Rio de Janeiro. UFF, 2018.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Ed Melhoramentos, 1973.
_______________. As regras do método sociológico. São Paulo: Nacional, 1963.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
_____________. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_____________.Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 2ª. Ed. RJ: Civ. Brasileira 1978.
JARVIS, Peter. Adult Education & Lifelong Learning. 4. ed. O: Taylor & Francis Ltd, 2010. 338 p.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.