Fontes históricas da Primeira Guerra Mundial: seus usos na turma do 9°ano do Colégio de Aplicação a partir da proposta da Residência Pedagógica
Seus usos na turma do 9°ano do Colégio de Aplicação a partir da proposta da Residência Pedagógica
Palabras clave:
debate, charges, fontes históricas, residência pedagógicaResumen
Este relato de experiência tem como objetivo evidenciar o uso das fontes históricas na sala de aula, com a turma do 9° ano A, do Colégio de Aplicação da UFPE (CAp/UFPE). Nossa ação foi alocada ao assunto sobre a Primeira Guerra Mundial, que centrou-se nos objetivos estabelecidos pelo Programa de Residência Pedagógica. Por isso, o uso das fontes em sala de aula foram ferramentas importantes para o entendimento acerca da possibilidade da utilização desses instrumentos como opção metodológica capaz de construir sentido e integrar à relação dos métodos históricos e a educação básica, como via para a construção de um conhecimento histórico que se forme em outros aspectos metodológicos, para além do uso restrito do livro didático. Dessa forma, viu-se que o emprego de tais recursos, fizeram-se mais atrativos e condizentes às várias realidades dos estudantes, trazendo-os para o debate indissociável acerca do assunto dado envolvendo-os à teoria e a prática do fazer histórico. Para que isso pudesse ser feito, foram utilizados charges, enquanto registro de um passado histórico e de uma metodologia de ensino utilizado pelo historiador, e o debate a partir de fontes - sites, jornais, matérias, reportagens - ao buscar amplificar o entendimento sobre determinados temas e potencializar a criticidade com base em documentos/fontes.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. 4.4.2.2. História no Ensino Fundamental - Anos finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidade. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br). Acesso em: 26 out. 2023.
CAIMI, F. E. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar?. Anos 90, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 129–150, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/7963. Acesso em: 21 out. 2023.
CELESTINO, Rafaela; LEAL, Telma. O debate como objeto de ensino: interdisciplinaridade e desenvolvimento de habilidades argumentativas. [S.l.]: [S.d.], p. 1-26. Disponível em: PE-O-debate-como-objeto-de-ensino-interdisciplinaridade-e-desenvolvimento-de-habilidades-argumentativas-CELESTINO-Rafaela-Soares-LEAL-Telma-Ferraz.pdf (ufjf.br). Acesso em: 21 out. 2023.
PROJETO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE. 2. Princípios Formativos: objetivos do CAp-UFPE. v. 2. Recife: 2016. Disponível em: cb5990b2-55ed-41df-b35a-9913c738bd47 (ufpe.br). Acesso em: 21 out. 2023.
PEREIRA, N. M.; SEFFNER, F. O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 113–128, 2009. DOI: 10.22456/1983-201X.7961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/7961. Acesso em: 24 out. 2023.
ROSA, M. R. Educação histórica, fontes históricas e novas tecnologias: descompassos e possibilidades. ÀGORA, Porto Alegre, v. 2, p. 13-24, 2011. Disponível em: educacao_historica.pdf (portoalegre.rs.gov.br). Acesso em: 21 out. 2023.
NONATO, Raiany Priscila et al. A charge como recurso didático: a experiência de professores de geografia. In: VI CONEDU, 2019. Anais […] Campina Grande: Realize, 2019.Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58090>. Acesso em: 18 out. 2023. p. 1-15.
SILVA, J. M. da. Fontes históricas em sala de aula: instrumentos para a prática da criticidade. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 34–41, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.844. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/844. Acesso em: 22 out. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.