A participação dos pais ou responsáveis na construção do Projeto Político-Pedagógico

Autori

  • Elizangela Dias Santiago Graduanda do curso de Pedagogia da UFPE. Participa do grupo de pesquisa: Discursos e Práticas Educacionais UFPE/CAA
  • Maria da Conceição de Santana UFPE

Abstract

A universalização da educação contribuiu para a formação de mecanismos de democratização escolar. Tais mecanismos são concebidos por meio do entrecruzamento dialógico entre todos que compõe a comunidade educacional. Este artigo expõe uma análise sobre a participação dos pais ou responsáveis dos estudantes na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP). A metodologia utilizada foi a análise qualitativa, com base em observações e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que, apesar de a escola estar ciente do seu papel de mediadora da gestão democrática, a participação dos pais ou responsáveis na construção do PPP tem ocorrido de modo superficial, o que confirma pesquisas já realizadas sobre a temática (FREIRE, 2006). Por fim, surge a necessidade de a escola promover a gestão democrática, tendo como base a conscientização de seu papel nesse processo.

Biografie autore

Elizangela Dias Santiago, Graduanda do curso de Pedagogia da UFPE. Participa do grupo de pesquisa: Discursos e Práticas Educacionais UFPE/CAA

Graduanda do curso de Pedagogia da UFPE. Participa do grupo de pesquisa: Discursos e Práticas Educacionais UFPE/CAA

Maria da Conceição de Santana, UFPE

Graduanda do curso de Pedagogia da UFPE - minervasmari@hotmail.com

Pubblicato

2017-02-25