Trabalho e educação: reflexões das dimensões ontológica e histórica
Abstract
O presente artigo tem como tema a análise da relação entre trabalho e educação, tendo em vista as dimensões ontológica e histórica para a formação omnilateral dos sujeitos. Objetiva-se compreender a relação entre trabalho e educação, a partir dos processos históricos e ontológicos que conduz à concepção do trabalho como princípio educativo. Para isso, fez-se um estudo inicial dos fundamentos ontológicos e históricos entre trabalho e educação; uma análise histórica da separação entre trabalho e educação, bem como o restabelecimento dos vínculos entre os termos; e a apresentação de uma proposta de educação unitária, baseada no trabalho como princípio educativo. Teve como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Max & Engels, Gramsci e Saviani, que têm enfatizado a temática em questão em suas pesquisas. A partir dos estudos realizados, percebeu-se os fatores e desdobramentos históricos para a superação do dualismo educacional e da efetivação da escola unitária. Concluiu-se também que existe uma relação indissociável entre trabalho e educação e que ela é fator essencial para a efetivação das práticas educativas integradoras, a partir da compreensão do trabalho como princípio educativo, tendo em vista a efetivação dos ideais da escola unitária proposta por Gramsci e Marx.
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
ARAÚJO, Fernanda Paula. O existir do homem. Revista Μετάνοια, São João del-Rei, n. 1, p. 71-74 , jul. 1998/1999. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/lable/revistametanoia_material_revisto/revista01/texto08_existenciahumana.pdf>. Acesso em: 26.07.2017.
BERGSON, Henri. A evolução criadora. In: Cartas, conferências e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 153-205.
BOTELHO, Joacy Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
Drabach, Neila Pedrotti. A escola unitária em Gramsci e a educação profissional no Brasil. Reunião Científica da ANPED: educação, movimentos sociais e políticas governamentais – 24 a 27 de julho de 2016 – UFPR: Coritiba-PR. Disponível em: <http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/eixo21_NEILA-PEDROTTI-DRABACH.pdf>. Acesso 16.07.2017.
ENGUITA, M. F. Trabalho, Escola e Ideologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
_________. Cadernos do Cárcere. V. 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014b.
LUKÁCS, G. O trabalho. In: Ontologia do Ser Social. Tradução de Ivo Tonet. Mimeo, 1981.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.
_________. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
MARTINS, Adriana Paula. Pressupostos de Gramsci na educação profissional e tecnológica de nível médio. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.1, n. 2, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/viewFile/1724/1378>. Acesso em: 13.07.2017.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. La ideologia alemana. Montevideo: Pueblos Unidos; Barcelona: Grijalbo, 1974.
NOSELLA, P. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
ROIO, M. D. Gramsci e a educação do educador. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n.70, p. 311-328, set./dez.2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 24.06.2017.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis /RJ: Vozes, 1994.
________. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34, p.152-180, abr. 2007.
_________. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, M. I. M; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 3-27.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.