Argumentação na Pedagogia Freinet: Refletindo sobre as técnicas de vida na escola
Abstract
Como ferramenta que trabalha aspectos cognitivo-discursivos, a argumentação se desenvolve como uma prática elementar nas relações dialógicas, contribuindo para descobertas da linguagem, reflexões críticas e sistematização da retórica. Em sala de aula, auxilia a conexão entre os saberes construídos, ocupando espaço importante no planejamento pedagógico do professor. Este artigo busca estabelecer ligação entre aspectos da teoria da argumentação e as propostas do pedagogo anarquista francês Célestin Freinet que com suas “técnicas de vida” brindou com um novo frescor a Pedagogia moderna. Para tanto, a pesquisa recorre a um levantamento bibliográfico onde conclui-se que as práticas em sala de aula do Movimento Freinet, como o jornal e a imprensa escolar, as aulas-passeio, as oficinas e a corresponsabilidade, para citar apenas algumas, de fato contribuem para o desenvolvimento da argumentação e do livre posicionamento do aluno, fortalecendo as relações dialógicas existentes e as leituras de mundo em constante expressão.
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