Inglês como língua franca: o que pensam os futuros professores de uma universidade do Paraná

Authors

  • Beatrice Elaine dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Isabel Cristina Vollet Marson UEPE / UFPR

Abstract

O intuito deste artigo é abordar uma pesquisa que foi desenvolvida com graduandos do último ano do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cujo objetivo principal baseia-se em investigar qual a visão que os acadêmicos, do curso de Letras da UEPG, têm sobre o conceito de utilização da língua inglesa como língua franca. Portanto, para cumprir tal desafio, no desenvolvimento deste trabalho serão apresentadas algumas reflexões teóricas sobre as concepções de língua(gem), a prática do professor de língua inglesa e sua formação inserida num contexto em que o inglês tornou-se uma língua franca. Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa e interpretativista, a qual valeu-se da aplicação de um questionário para os participantes. Nas considerações finais serão apresentadas algumas conclusões baseadas em nossas reflexões teóricas, no desenvolvimento da metodologia, também serão expostas algumas considerações acerca dos resultados obtidos por meio deste estudo.

 

Author Biographies

Beatrice Elaine dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Beatrice Elaine dos Santos é mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa, graduada no curso de letras português / inglês pela mesma instituição. Atua como professora de inglês no curso de línguas estrangeiras para a comunidade (CLEC), participou do programa institucional de iniciação à docência (PIBID). Residência de 1 ano e 8 meses nos Estados Unidos. Tendo portanto, experiência no idioma inglês americano, planejamento de aulas e docência em língua inglesa.

Isabel Cristina Vollet Marson é Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente, é Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação de professores, multiletramentos, multimodalidade, tecnologias de informação e comunicação, inglês como língua franca, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

Isabel Cristina Vollet Marson, UEPE / UFPR

Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente, é Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Isabel.marson@yahoo.com.br

Published

2018-11-30