Knowledge about the new coronavirus among elementary school students final years in Codó (MA)
Keywords:
pandemia, COVID-19, educationAbstract
The knowledge about the Sars-CoV-2 virus, its life cycle and the forms of transmission of the disease COVID-19 is fundamental for prevention. This research aimed to identify the knowledge about the new
coronavirus among High School students in Codó (MA). The research was carried out through digital media, with 31 students from 6th to 9th grade. Initially, a diagnostic evaluation was carried out with the
students about the knowledge related to Virology, the new coronavirus, COVID-19, forms of disease prevention and vaccination. The questionnaires were analyzed and didactic videos on the subject were
selected, which were sent to the students. Even with the mainstream media spreading the theme extensively, it was evidenced that there is still a misunderstanding about the new coronavirus.
References
ALBUQUERQUE, L. P. et. al. COVID-19: origin, pathogenesis, transmission, clinical aspects and current therapeutic strategies. Revista Prevenção de Infecção e saúde, v. 6, 2020. Disponível em <https://revistas.ufpi.br/index.php/nupcis/article/view/10432/>. Acesso em: 24 abr. 2021.
ANDRADE, M. G. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas
no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 8-18, 2008.
ACADEMIADECIENCIA. Fluxo Sanguíneo- Invasão do Vírus. You Tube. 03 fev.
You Tube. Disponível em: < https://youtu.be/lBn3SNO04UU>.
AFP PORTUGUES. A vacinação e o sistema imunológico. You Tube. 18 jul. 2017.
Disponível em: < https://youtu.be/Spf1OC9ceWE>.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE;
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Saúde na escola. Ministério da Saúde,
Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em:
<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_24.pdf>.
Acesso: 22 Jul. 2021.
BRASIL ESCOLA. Fake News/ Atualidades – Brasil Escola. You Tube. 14 nov. 2018.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=HfkY0IYS52>.
CANAL BUTANTAN. O que se sabe sobre o coronavírus 2019, o SARS-CoV-2?.
You Tube. 28 fev.2020. Disponível em:< https://youtu.be/PpbJNX7ZPq8>.
DIVISÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR/CVE/CCD. Recomendações sobre o uso
de máscaras na comunidade, durante o atendimento domiciliar e em serviços
de saúde no contexto do surto do novo coronavírus (2019-nCov). 2020.
Disponível em: <https://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilanciaepidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissaorespiratoria/coronavirus/coronavirus1002_recomendacoes-sobre-o-uso-demascaras.pdf >. Acesso em: 13 Jul. 2021.
DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE IMUNIZAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA
(SBP). Vacinas COVID-19. 27. Jan. 2021. Disponível em:
<https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22909c-GPADuvidas_sobre_Vacinas_COVID19.pdf >. Acesso em: 20 de Jul. 2021.
FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ. Qual é o tempo de incubação do novo
coronavírus?. 07 Jun. 2021. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/pergunta/quale-o-tempo-de-incubacao-do-novo-coronavirus>. Acesso em: 04 Ago. 2021.
FRANCO, M. E. S. F. Os Meios de Comunicação em Massa e o Sistema Jurídico: a
Mídia como um Instrumento de Controle Social. Revista da Faculdade de Direito da
Universidade Federal de Uberlândia. V. 42 n. 2. 09 Ago. 2014. Disponível em:
<http://www.seer.ufu.br/index.php/revistafadir/article/view/26250>. Acesso: 20 Jul.
FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ. Estudo identifica principais fake News
relacionadas à Covid-19. 21 Mai. 2020. Disponível
em:<https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-identifica-principais-fake-newsrelacionadas-covid-19>. Acesso em: 01 Ago. 2021.
ISER, B. P. M. et.al. Definição de caso suspeito da COVID-19: uma revisão narrativa
dos sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados. Epidemiologia e Serviços de Saúde. Brasília, 26 Mai. 2020. Acesso em:
<https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000300018>. Acesso em: 20. Jul. 2021.
JOVEM PAN NEWS. Transmissão e período de incubação do coronavírus. You
Tube. 18 mar. 2020. Disponível em: <https://youtu.be/V1xfcc_ckX>.
LANA. R.M. et. al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma
vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n 3, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00019620>. Acesso em: 19 abr.2021.
LIMA, C. M. A. DE O. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiologia
Brasileira, São Paulo. n. 2. Mar-Abr. 2020. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1>. Acesso em: 28 Jun. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Como se proteger? Governo Federal, 2021. Disponível
em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger>. Acesso em: 26 Abr. 2021.
MORESCO, T. R. et. Al. Ensino de microbiologia experimental para Educação no
contesto da formação continuada. Revista Eletrônica de Enseñanza de las
Ciencias, v. 16, n. 3, 2017. Disponível em <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_3_2_ex1156.pdf>. Acesso
em: 01 Jul. 2021.
MAIS BIOLOGIA. Vírus – ciclo lítico e ciclo lisogênico (com animação!) (Mais Biologia, com Roger Maia). You Tube. 24 fev. 2019. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=yCBRg_mvKzE>.
NÚCLEO DE TELESSAÚDE MATO GROSSO DO SUL. Quais são os grupos de
risco para o agravamento da COVID-19? BVS Atenção Primária em Saúde, São Paulo. 26 Ago. 2020. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/quais-sao-os-grupos-derisco-para-agravamento-da-covid-19/>. Acesso em: 15 Jul. 2021.
Neto M. et. Al. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare
Enfermagem, Paraná, v. 25. 2020. Disponível em:
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72627>. Acesso em: 25 de Jul. 2021.
NICOLA, J. A; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos
didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Revista, São Paulo, v. 2, n. 1,
p.355-381, 2016. Disponível em:<https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:X2XK2RYmJt8J:https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/download/InFor2120167/pdf+&cd=17&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.>. Acesso em: 06. Ago. 2021.
OLIVEIRA, A. C; LUCAS, T. C; IQUIAPZA, R.A. O que a pandemia da covid-19 tem
nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução?. Texto & Contexto –
Enfermagem, Santa Catarina, v. 29, 2020. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0106>. Acesso em: 28. Jun. 2021.
OLIVEIROS, P. B; SILVEIRA, M. L; DE ARAÚJO, M. F. Concepções espontâneas
sobre vírus dos estudantes do 6° ao 9° ano. VII Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências. Campinas. 2011. Anais... Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0346-1.pdf>. Acesso em: 01 Jul. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa sobre COVID-19.
Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 13 Jul. 2021
OLIVEIRA, W. K. O, et al. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiologia e
Serviço de Saúde, Brasília, 27 Abr.2020. Disponível em:<https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200023>. Acesso: 15 Jul. 2021.
OMS. Estatística e Pesquisa: Vacinações contra Coronavírus(COVID-19).
Disponível em:<https://ourworldindata.org/covid-vaccinations>. Acesso em: 03 Ago. 2021.
OPAS. Transmission of SARS-CoV-2: implications for infection prevention
precautions: Scientific brief, 09 July 2020. World Health Organization. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/52472.> Acesso em: 04 Ago. 2021.
SANTOS. G. F.; CERQUEIRA, R.; RIBEIRO, L. C. S. Modelagem de impactos econômicos da pandemia Covid-19: aplicação para o estado da Bahia. ResearchGat [Préprint.], 0.2020. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/341078147_Modelagem_de_impactos_economicos_da_pandemia_Covid-19_aplicacao_para_o_estado_da_Bahia>. Acesso em: 19 abr.2021.
STOODI. Biologia -Vírus – Visão Geral. You Tube. 25 mai. 2015. Disponível em:
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.