Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05

Auteurs

  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE
  • José Batista de Barros UFPE

Résumé

RESENHA: 

O artigo “Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05”, da pesquisadora Ana Claudia Balieiro Lodi – Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo desvendar os diferentes sentidos de educação bilíngue e de inclusão na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto nº 5.626/05 à luz da teoria discursivo-enunciativa de Bakhtin. (...)

Bibliographies de l'auteur

Adriana Letícia Torres da Rosa, UFPE

É professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação - Colégio de Aplicação. Possui graduação em Letras pela UFPE (1996), especialização em Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Língua Portuguesa (2001), mestrado e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística (2003 e 2008, respectivamente) pela mesma universidade. Com experiência em magistério da Educação Básica à pós-graduação, atua principalmente nos seguintes temas: leitura, gêneros e tipos textuais, ensino-aprendizagem e avaliação em língua portuguesa.

José Batista de Barros, UFPE

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-CE (2006). Mestre (2012) e Doutorando (2017) em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. É Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva, Gestão Educacional, e em Coordenação Pedagógica. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, com lotação no Colégio de Aplicação- CAp. É Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Colégio de Aplicação - NACI/CAp/CE/UFPE e também Coordenador do Setorial Recife do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco NACE/UFPE.

Références

LODI , A. C. B. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05. Educação e Pesquisa. v.39 n.1. pp-49-63. São Paulo. Jan./Mar. 2013.

Publiée

2018-04-14