Nietzsche imoral? Considerações sobre a genealogia e crítica da moralidade cristã europeia
Résumé
O presente artigo tem por finalidade exercer uma reflexão e análise, num recorte tópico da filosofia nietzschiana, enfocando a temática da moralidade cristã europeia. Trazendo como fator desencadeador a problemática moral e a questão do cristianismo apresentada no Crepúsculo dos ídolos, que envolve a crítica filosófica do autor sobre questões referentes a religião, filosofia, moral. Essa reflexão incide sobre a moralidade presente na religião cristã europeia, e consequentemente, no mundo ocidental.
Références
BINOCHE, B. (2014). Do valor da história à história dos valores. Cadernos Nietzsche, São Paulo, N. 34 – vol 1, 35-62.
GOMES, N. S. (2014). Espiritualidade, Religiosidade e Religião: Reflexão de Conceitos em Artigos Psicológicos. Revista de Psicologia da IMED, ISSN 2175-5027, 107-112.
MECA, D. S. (2013). Nietzsche ou a eternidade do tempo. Caderno Nietzsche, São Paulo, N. 33, 181-196, 2013.
MOREIRA, F. d. (2015). O conceito de antinatureza em Crepúsculo dos ídolos . Poiesis: Revista de Filosofia, Unimontes, Paraná, v. 12, n. 2, p. 57-74, 2015.
NIETZSCHE, F. ( 2012). A Gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras.
_________. (1999). Considerações Extemporâneas. (R. R. Filho, Trad.) São Paulo: Nova Cultural.
_________. (2000). A Genealogia da Moral. São Paulo: Vozes.
_________. (2016). Crepúsculo dos Ídolos. (R. Zwick, Trad.) Porto Alegre, Brasil: L&PM.
OSIRIS, C. (08 de 04 de 2018). Cristianismo, Budismo e Cristo em Nietzsche. Fonte: Eupatheia: https://eupatheia.wordpress.com/2013/08/28/cristianismo-budismo-e-cristo-em-nietzsche/
PASCHOAL, A. E. (2000). O procedimento genealógico de nietzsche . Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 1 - n.2, p. 1-21, 2000 .
RUBIRA, L. (2008). O amor fati em nietzsche: condição necessária para a transvaloração? . Polymatheia – Revista de Filosofia, Fortaleza, VOL. IV, Nº 6, 227-236, 2008 .
VIEIRA, M. R. (Jan. 2015). Genealogia e moral cristã europeia em Nietzsche . SABERES, Natal- RN, v. 1, n. Especial: I ENAFA e XXIV Semana de Filosofia da UFRN, Jan. 2015, 46-58.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.