ENTRE TRAÇOS, FIGURA E EFEITO Algumas Inferências Sobre as Representações Gráficas Rupestres da Chapada Diamantina, Bahia
Mots-clés :
Arte rupestre na Bahia, Pinturas rupestres Chapada DiamantinaRésumé
O artigo apresenta algumas reflexões sobre um dos estilos gráficos encontrados na Chapada Diamantina, especialmente, mas não unicamente, no município de Morro do Chapéu: a Tradição Nordeste. Os trabalhos de campo permitem identificar claramente aspectos que não se limitam a identificar os traços e as figuras, mas também o objetivo do impacto visual e do efeito que poderiam provocar no observador, com a organização dos elementos que compõem as cenas.
Références
DOURADO, A. e Pedreira A. O Geoparque Morro do Chapéu. Geoparques do Brasil. Org. Schobbenhaus, C e Silva C. CPRM 2012.
ETCHEVARNE, Carlos. Escrito na Pedra. Cor, forma e movimentos nos grafismos rupestres da Bahia. Ed. Versal 2007. Rio de Janeiro.
Um legado de figuras e cores. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 09 N° 101 Ed. Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. 2014 Inventário de locais com vestígios arqueológicos do município de Morro do Chapéu, Bahia. IPAC, Salvador, 2015.
GRANERO, Fernando Santos. Hakani contra o infanticídio indígena: percepções contrastantes de humanidade e pessoa na Amazônia Brasileira. Mana, Ed. Rio de Janeiro. pp. 131-159. 2011.
PESSIS, Anne Marie. Imagens da Pré-História. FUNDHAM/ Petrobras. Rio de Janeiro 2003
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Carlos Etchevarne 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A submissão de originais para a Clio Arqueológica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Clio Arqueológica sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Clio Arqueológica como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais e científicas, desde que citada a fonte conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na Clio Arqueológica, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.