ENTRE TRAÇOS, FIGURA E EFEITO Algumas Inferências Sobre as Representações Gráficas Rupestres da Chapada Diamantina, Bahia

Autores

  • Carlos Etchevarne

Palavras-chave:

Arte rupestre na Bahia, Pinturas rupestres Chapada Diamantina

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões sobre um dos estilos gráficos encontrados na Chapada Diamantina, especialmente, mas não unicamente, no município de Morro do Chapéu: a Tradição Nordeste. Os trabalhos de campo permitem identificar claramente aspectos que não se limitam a identificar os traços e as figuras, mas também o objetivo do impacto visual e do efeito que poderiam provocar no observador, com a organização dos elementos que compõem as cenas.

Biografia do Autor

Carlos Etchevarne

Docente, Departamento de Antropologia FFCH/UFBA.

Referências

DOURADO, A. e Pedreira A. O Geoparque Morro do Chapéu. Geoparques do Brasil. Org. Schobbenhaus, C e Silva C. CPRM 2012.

ETCHEVARNE, Carlos. Escrito na Pedra. Cor, forma e movimentos nos grafismos rupestres da Bahia. Ed. Versal 2007. Rio de Janeiro.

Um legado de figuras e cores. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 09 N° 101 Ed. Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. 2014 Inventário de locais com vestígios arqueológicos do município de Morro do Chapéu, Bahia. IPAC, Salvador, 2015.

GRANERO, Fernando Santos. Hakani contra o infanticídio indígena: percepções contrastantes de humanidade e pessoa na Amazônia Brasileira. Mana, Ed. Rio de Janeiro. pp. 131-159. 2011.

PESSIS, Anne Marie. Imagens da Pré-História. FUNDHAM/ Petrobras. Rio de Janeiro 2003

Downloads

Publicado

2024-02-04

Edição

Seção

Artigo