QUAL A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p81-99

Resumo

Este artigo busca identificar as relações entre a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Resolução CNE/CP no. 2, de 20 de dezembro de 2019 e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), de 10 de dezembro de 2006. Trata-se de uma análise desses documentos que, ao serem cotejados, identificamos que, na teoria, há esforços indispensáveis para superação do status quo social opressor, colonizador e insustentável que segue vigente, mas que a experiência vivida é que tem dificultado a conversão do ideal em realidade. Diante disso observamos que esses textos oficiais reconhecem a demanda dos Direitos Humanos, apontam os esforços para a consolidação desse plano, na sua execução e na melhoria do ensino em todas as suas etapas.

Biografia do Autor

Patrícia Mangili Juliani Spineli, PPGEd-UFSCar-Sorocaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

Ivan Fortunato, IFSP-Itapetininga e PPGEd-UFSCar-Sorocaba

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br.

Olini Gioconda Dalmasio, PPGEd-UFSCar-Sorocaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

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Publicado

2022-07-31

Como Citar

Spineli, P. M. J., Fortunato, I., & Dalmasio, O. G. (2022). QUAL A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS?. Revista Debates Insubmissos, 5(17), 82–99. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p81-99

Edição

Seção

Número Especial Educação em Direitos Humanos