O ENFOQUE BUDISTA DA ESPIRITUALIDADE EM CHÖGYAM TRUNGPA RINPOCHE

IMPLICAÇÕES PARA RE-PENSAR A EDUCAÇÃO

Autori

  • Sidney Carlos Rocha da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p83-118

Parole chiave:

Educação, Espiritualidade Budista, Chögyam Trungpa Rinpoche, Formação Humana

Abstract

Apoiado pelo desejo de retirar do silenciamento outras epistemologias, minoritárias, como as que foram forjadas nos contrafortes dos Himalaias, o presente texto pretende analisar o enfoque da espiritualidade do professor tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche, a fim de re-pensar a prática educativa ao alterar o modo de problematização da relação pedagógica educando-educador. Por meio de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, percebe-se que o enfoque da espiritualidade, desde a perspectiva de Chögyam Trungpa Rinpoche, configura-se como um exercício de arejamento das estruturas de dominação e rigidez sustentadas pelo modo neurótico de funcionamento do eu. A questão que a espiritualidade pretende inserir no campo educativo está baseada na capacidade de abrirmos um espaço de intercâmbio de posição, onde o eu, descentrado, transmuta a neurose para enxergar o mundo desde outros pontos de vistas.

Biografia autore

Sidney Carlos Rocha da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

http://lattes.cnpq.br/3522882034208076

Percorreu sua trajetória formativa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição superior em que concluiu sua Formação de Psicólogo (2012), Bacharel em Psicologia (2012), Mestrado em Educação (2015) e Doutorado em Educação (2020). Na mesma universidade concluiu seu Pós Doutorado e atua como pesquisador colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Espiritualidade. Tem formação/especialização em Psicologia Budista Tibetana e Psicoterapia Transpessoal (Dharamshala-Índia, 2011). Atualmente é Coordenador do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA) na comunidade do Coque-Recife, atuando como professor voluntário e membro do conselho gestor na criação de processos formativos minoritários capazes de resistir à captura biopolítica das formas de vida periféricas. Atua também como coordenador da comissão científica da Associação Brasileira para o Ensino e Pesquisa em Psicologia Transpessoal (ABRAPET). Socio-fundador de Associação Pernambucana de Psicologia Transpessoal (APPT). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, estudando e pesquisando temas como Espiritualidade (Foucault, Hadot, Trungpa Rinpoche), Processos de Subjetivação e Políticas da Resistência, Esquizoanalise, Perspectivas Decoloniais, Antirracistas e não Ocidentais de conhecimento, Perspectiva Transpessoal, Filosofia da Educação. 

Riferimenti bibliografici

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SILVA, Silas Carlos Rocha da. O ponto de vista da vacuidade como experiência de pensamento: notas para uma ética da não-dualidade na educação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

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TRUNGPA RINPOCHE, Chögyam. Além do materialismo espiritual. São Paulo: Cultrix, 2006.

TRUNGPA RINPOCHE, Chögyam. Muito além do divã ocidental. Uma abordagem budista da Psicologia. São Paulo: Cultrix, 2008.

TRUNGPA RINPOCHE, Chögyam. Trabalho, sexo, dinheiro: o sagrado na nossa vida diária e o caminho da atenção plena. São Paulo: Cultrix, 2014.

TRUNGPA RINPOCHE, Chögyam. Louca Sabedoria. Rio de Janeiro: Lúcida Letra, 2015.

Pubblicato

2025-01-24

Come citare

Silva, S. C. R. da. (2025). O ENFOQUE BUDISTA DA ESPIRITUALIDADE EM CHÖGYAM TRUNGPA RINPOCHE: IMPLICAÇÕES PARA RE-PENSAR A EDUCAÇÃO. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 83–118. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p83-118

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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