NARRATIVA DE PROFESSORES: INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p70-83Schlagworte:
Narrativas, Formação de professores, Desenvolvimento profissional.Abstract
O presente artigo é fruto das discussões suscitadas na disciplina Formação do professor de línguas e noções de língua e cultura: papeis sociais em debate do Mestrado em Educação do PPGE- Unesp e tem por objetivo refletir sobre as contribuições da narrativa no contexto da formação docente. Realizou-se também uma revisão da literatura no que tange as práticas narrativas de professores. Para tanto, explicita-se sobre a relevância da utilização dessa prática no ambiente escolar, mais precisamente, na sala de aula, contribuindo assim, para a ação e reflexão da prática docente. Em seguida, apresenta-se o referencial teórico ao discutir sobre as narrativas e sua importância no contexto educacional. Por fim, conclui-se que as narrativas de professores é uma importante ferramenta da metodologia de investigação e um recurso fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional docente, assim como, sua prática constante permite a construção da identidade do professor e promove mudanças significativas nas práticas pedagógicas da escola.
Literaturhinweise
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana
Chrystina Venancio (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet Faperj, 2008. p. 65-81.
BRUNER, Jerome. Atos de significação. 2. ed. Trad. Sandra Costa. São Paulo: Artmed, 2002
CARTER, Kathy. The place of story in the study of teaching and teacher education. Washington: Educational Researcher,1993.
CHAPMAN, Olive. Narrative and teacher-student relationships. In: Conference on teachers' stories of life and work: the place of narrative in personalprofessional development, 1992, Liverpool. Paper... Liverpool: University of Liverpool, 1992.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Stories of experience and Narrative Inquiry. In: Educational Researcher, Vol. 19, No. 5 (Jun. - Jul., 1990), p. 2-14.
DERMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Das histórias de vida às histórias de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.); Dirceu Castilho Pacheco et al. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.
ELBAZ-LUWISCH, Freema. O ensino e a identidade narrativa. Lisboa: Revista de Educação, 2002.
GALVÃO, Cecilia. Professor: o início da prática profissional. 1998. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa (POR), 1998.
JOSSO, Christine Marie. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antonio.; FINGER, Marcelo (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/ Ministério da Saúde, 1988. p. 35-50.
LABOV, Willian; Waletzky, Josgua. Narrative analysis. In: HELM, J. (Ed.). Essays on the Verbal and Visual Arts. Seattle: U. of Washington Press, 1967. p. 12-44.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Porto Alegre: Contrabando, 1998.
PRESKILL, Stephen.; JACOBVITZ, Robin. Stories of teaching: A foundation for educational renewal. Upper Saddle River: Merril Prentice Hall, 2001.
REIS, Pedro. A escola e as controvérsias sociocientíficas: Perspectivas de alunos e professores. Lisboa: Escolar Editora, 2008.
SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.); Dirceu Castilho Pacheco [et al]. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.
STEPHENS, John. Linguagem e ideologia na ficção infantil. Londres: Longman, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
WITHERELL, Carol.; NODDINGS, Nel. Stories lives tell: narrative and dialogue in education. New York: Teachers College Press, 1991.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
