ABORDAGEM TRIANGULAR COMO TEORIA HIANTE: O AGORA-JÁ É HISTÓRIA

Authors

  • Fernando Antonio Gonçalves de Azevedo Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p144-158

Abstract

RESUMO

Busco neste texto um tom (auto)reflexivo, com ancoragem filosófica, sobre o contexto da pós-modernidade, para localizar na História da Arte/Educação brasileira a Abordagem Triangular. E o faço afirmando-a como teoria de interpretação do universo das Artes e Cultura Visuais, teoria que vem desencadeando, na perspectiva de tempo do Agora-já histórico, a Virada Arteducativa. Especialmente porque a Abordagem Triangular é aberta e assim convida o arte/educador ao gesto (autônomo) de reinventar. Para tanto, tomei como ancoragem filosófica o texto O Filósofo Mascarado, de autoria de Michel Foucault (2008), do qual roubei a epígrafe. Os subitens correspondem, de certo modo à elaboração titubeante do texto, pois esse não se pretende como palavra final, mas ao contrário: possibilitar o debate/reflexão.

Published

2022-05-11

How to Cite

Gonçalves de Azevedo, F. A. (2022). ABORDAGEM TRIANGULAR COMO TEORIA HIANTE: O AGORA-JÁ É HISTÓRIA. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 144–158. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p144-158

Issue

Section

DOSSIÊ- ABORDAGEM TRIANGULAR: TEORIA DE INTERPRETAÇÃO DAS ARTES E CULTURAS VISUAIS - UMA TEORIA INSUBMISSA

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