ESTEREÓTIPOS FEMININOS NOS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES FEMININAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS CODOENSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p216-241

Palavras-chave:

Contos de fadas; Estereótipos; Identidades femininas; Anos iniciais

Resumo

Na pesquisa analisamos os estereótipos femininos nos contos de fada europeus na formação das identidades femininas, ou seja, as representações de mulher das personagens dos contos em questão. Dessa forma, inicialmente identificamos as representações das personagens femininas nos contos nas versões dos filmes de animação da Walt Disney Studios e no livro Contos de Fadas em Sua Versões Originais (2019). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período de novembro de 2019 a março de 2020 os autores Aguiar e Barros (2015), Bensi e Cavalcante (2018), Beauvoir (2009), Butler (2003), Bourdieu (2010), Hall (2006) e Pollak (1992) que investigam contos de fadas, literatura infantil estrangeira e nacional, representação da figura feminina nos contos de fada, identidade, gênero, estereótipos e funções sociais de mulheres. Na busca por compreender essa relação entre os contos de fada e a formação das identidades femininas, construímos e desenvolvemos um questionário online. Assim, seis professoras participaram de três escolas de ensino fundamental dos anos iniciais da rede pública municipal de Codó/MA. Com a pesquisa foi possível compreender a percepção das docentes quanto à influência dos contos de fadas na formação das identidades nas escolas públicas do município. Nesse sentido, a relação dos contos de fada e a formação das identidades femininas destaca o papel das professoras nessa discussão. Elas demonstram estar cientes da existência de estereótipos nos contos de fada e da necessidade de discuti-los e desconstruí-los ao longo de suas aulas.

Biografia do Autor

Nayara Almeida de Oliveira, UFMA

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental- UFMA. Graduada em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão- campus Codó e bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Experiência como professora-monitora voluntária do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação nas disciplinas de leitura e produção textual no ensino fundamental anos iniciais da rede pública de Codó, estado do Maranhão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no período de setembro de 2018 a dezembro de 2019 e Bolsista do Programa Residência Pedagógica de 2020-2021. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/campus Codó e do grupo de pesquisa Formação docente: letramentos e suas mediações (FORDOC) UFMA/campus Codó. Pesquisa sobre gênero, relações étnico-raciais, identidades femininas e o ensino de Língua Portuguesa.

Luis Henrique Henrique Serra, UFMA

Licenciado em Letras - Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (2012), mestre (2014) e doutor (2019) em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. É professor Adjunto da Coordenação de Letras do Centro de Ciência de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (CCBa), É líder do Grupo de Investigações do Ensino de Língua Portuguesa - GIELP/UFMA/CNPq e do Grupo de Estudos em Terminologia, Texto e Discurso (GTTEX/UFMA/CNPq). É professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras - campus Bacabal (PGLB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia e Terminologia e ensino de língua portuguesa, Texto e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística, léxico, texto oral e escrito, ensino de língua materna e estrangeira. Editor-Chefe da Revista Afluente: Revista de Letras e de Linguística (ISSN 2525-3441)

Kelly Almeida de Oliveira, UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da UFMA em Codó e Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Educação Básica no Centro de Ciências Sociais em São Luís; Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA; Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), Educação do campo e Educação Escolar Quilombola (EEQ).

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Almeida de Oliveira, N., Henrique Serra, L. H., & Oliveira, K. A. de. (2025). ESTEREÓTIPOS FEMININOS NOS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES FEMININAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS CODOENSES. Revista Debates Insubmissos, 7(27), 216–241. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p216-241

Edição

Seção

DOSSIÊ: Insubmissões através da prática educativa não-sexista

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