O DISCURSO DO ESCOLA SEM PARTIDO PROFERIDO AO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p75-110Parole chiave:
Escola sem Partido. Discurso Intolerante. Neutralidade. Semiótica DiscursivaAbstract
Este texto consiste em uma síntese de uma investigação que teve como objeto de estudo o discurso do Escola sem Partido analisado com base aos parâmetros teórico-metodológico da Semiótica Discursiva. A análise revelou que o sujeito do Escola sem Partido manifesta discurso intolerante quando impõe que o professor seja neutro em relação aos aspectos políticos, ideológicos, partidários, religiosos, morais e de identidade de gênero supostamente discutidos em sala de aula. Mediante análises e resultados, constatamos que o Escola sem Partido assume uma postura autoritária em favor de uma corrente política, que despreza o ensino e aprendizagem pluralista e crítico, estimulando a prática da intolerância ao professor. Em seu discurso, construído pela regularidade das enunciações, vozes intolerantes se articulam para instigar as paixões disfóricas do ódio e do medo, que reverberam no constrangimento, na perseguição e na ameaça ao professor, suscitando, assim, a construção de práticas não negociáveis no âmbito de uma sociedade alicerçada nos princípios da justiça e da democraciaRiferimenti bibliografici
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