Relações entre modelos mentais e modelos matemáticos

Autores

  • Lênio Fernandes Levy Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

modelo mental, modelo matemático, complexidade

Resumo

Neste ensaio, discorre-se a propósito de modelo mental e de modelo matemático, enfatizando-se alguns pontos comuns a ambos. Abordam-se, no contexto do modelo mental, relações entre analogia e tradução. Modelos mentais são análogos àquilo a que se referem ou são apenas traduções? Abordam-se também, em se tratando de modelos mentais, liames entre “realidade” e imaginação. Há fronteiras, na modelagem mental, entre o “real” e o imaginário? No presente texto, esses assuntos e questionamentos são igualmente considerados no âmbito do modelo matemático. Busca-se realçar convergências, no que respeita ao diálogo “analogia x tradução” e ao diálogo “realidade x imaginação”, entre modelo mental e modelo matemático, frisando-se que, basicamente, os modelos – tanto mentais quanto matemáticos – são tidos como representações. Este trabalho constitui-se num estudo teórico-bibliográfico fundamentado, em termos de concepção de modelos mentais, no autor francês Edgar Morin e, em termos de definição de modelos matemáticos, nos autores brasileiros Rodney Carlos Bassanezi, Maria Salettt Biembengut e Nelson Hein. 

 

Biografia do Autor

Lênio Fernandes Levy, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática (UFPA / 1991), Mestre (UFPA / 2003) e Doutor (UFPA / 2013) em Educação Matemática. Trabalha como professor efetivo (Professor Adjunto) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA.

Referências

BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática:uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M.S.,HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000.

MORIN, E. O método 3:o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PETRAGLIA, I.C. Edgar Morin:a educação e a complexidade do ser e do saber. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Levy, L. F. (2016). Relações entre modelos mentais e modelos matemáticos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2146

Edição

Seção

ENSAIOS