UM ESTUDO DO PROCESSO DE GÊNESE INSTRUMENTAL DO SOFTWARE SUPERLOGO POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Katiane de Moraes Rocha, Marilena Bittar

Resumo


O presente artigo apresenta elementos de uma pesquisa em andamento que investiga o processo de gênese instrumental do Superlogo para o ensino de geometria plana por acadêmicas de um curso de pedagogia. Adotamos como pressupostos teóricos a Teoria da Instrumentação que nos permite compreender o processo de elaboração do instrumento para o ensino de matemática e a abordagem dos conhecimentos pedagógicos tecnológicos do conteúdo para investigar os conhecimentos mobilizados pelos futuros professores durante esse processo. A produção de dados ocorre em um projeto de extensão com a participação voluntária de acadêmicos de um curso de pedagogia. Esperamos contribuir para discussão da tecnologia educacional na formação inicial do professor dos anos iniciais.

Palavras-chave


Teoria da instrumentação. Formação inicial. Abordagem dos Conhecimentos Pedagógicos Tecnológicos do Conteúdo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i3.2190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br