UM ESTUDO DO PROCESSO DE GÊNESE INSTRUMENTAL DO SOFTWARE SUPERLOGO POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Katiane de Moraes Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestranda) Universidade Federal de Mato Grosso do sul
  • Marilena Bittar Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Universidade Federal de Mato Grosso do sul

Palabras clave:

Teoria da instrumentação. Formação inicial. Abordagem dos Conhecimentos Pedagógicos Tecnológicos do Conteúdo.

Resumen

O presente artigo apresenta elementos de uma pesquisa em andamento que investiga o processo de gênese instrumental do Superlogo para o ensino de geometria plana por acadêmicas de um curso de pedagogia. Adotamos como pressupostos teóricos a Teoria da Instrumentação que nos permite compreender o processo de elaboração do instrumento para o ensino de matemática e a abordagem dos conhecimentos pedagógicos tecnológicos do conteúdo para investigar os conhecimentos mobilizados pelos futuros professores durante esse processo. A produção de dados ocorre em um projeto de extensão com a participação voluntária de acadêmicos de um curso de pedagogia. Esperamos contribuir para discussão da tecnologia educacional na formação inicial do professor dos anos iniciais.

Publicado

2012-12-07

Cómo citar

Rocha, K. de M., & Bittar, M. (2012). UM ESTUDO DO PROCESSO DE GÊNESE INSTRUMENTAL DO SOFTWARE SUPERLOGO POR ACADÊMICOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2190

Número

Sección

ARTIGOS