PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: O Estado da Arte

Danielle Cenci

Resumo


Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de verificar qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse fim, investigamos as produções acadêmicas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scientific Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e ainda, fizemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino da Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.  


Palavras-chave


Educação Matemática, Sistema de Numeração Decimal, Formação Docente, Pesquisa Bibliográfica, Debate Acadêmico.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v5i3.2195

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