Academic production on teaching of the system of decimal number: state of the art
Keywords:
mathematics education, decimal numbering system, teacher training, literature search, academic debateAbstract
This article presents a survey of research conducted over the past seven years in order to verify what academic debate that currently exists in the country on the training of teachers, whose interventions are aimed towards teaching Decimal Numbering System. To this end, we investigate the academic productions in five repositories: in the virtual library SciELO (Scientific Electronic Library Online), in Journal Portal Capes, the Portal of the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP), the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and also made a search in the annals of the last five editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM); and from this design were selected twenty-nine considered relevant to this study. We assume that this approach is a prerequisite for those who wish to investigate how the teachers are held interventions in this school. We conclude by pointing out the lack of research investigating about pedagogical interventions in the classroom regarding the teaching of mathematics in the early elementary school. Finally, we wish that this work can serve as an incentive for future reference and research on this topic.
References
BARBOSA, Jozeildo Kleberson. Formação de professores dos anos iniciais para o ensino de matemática. Anais do XI ENEM, Curitiba: 2013.
BARRETO, Maria das Graças Bezerra; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A influência da formação continuada no conhecimento profissional ao ensinar matemática nos anos iniciais. Anais do XI ENEM, Curitiba: 2013.
BASSOI, Tânia Stella. O ensino da matemática e o professor da educação infantil. Anais do X ENEM, Salvador, 2010.
BATHELT, Regina Ehlers. A psicologia do número. Revista do Centro de Educação UFSM, Vol. 25(1), 2012 p.97.
BONALDO, Icléa Maria. Investigações sobre Números Naturais e Processos de Ensino e Aprendizagem deste tema no início da escolaridade. 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
BRITO, A. E. Formar professores: rediscutindo o trabalho e os saberes docentes. In: MENDES SOBRINHO, J. A. de C.; CARVALHO, M. A. de. (Org.) Formação de professores: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 41-53.
BRITO, Miriam Ferreira. A formação de conhecimentos matemáticos de professores da educação infantil à luz do RCNEI e diretrizes curriculares. Anais do XI ENEM, Curitiba: 2013.
CARVALHO, Mercedes. Pedagogia e os conteúdos matemáticos: a formação do professor dos anos iniciais e educação infantil. Anais do IX ENEM, Belo Horizonte: 2007.
CORDEIRO, Roberta Magna Almeida; GOMES, Claudia Roberta Araújo. Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso da licenciatura em Pedagogia. Anais do X ENEM, Salvador: 2010.
CURI, Edna. A formação matemática dos professores das séries iniciais. In: II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2008, Barreiras. II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. Ilhéus: SBEM, Anais... 2008.
CURI, Edna. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa, 2005.
CURI, Edna. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Recife, 2004.
CURI, Edna. Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v.94, n.237, p. 474-500, maio/ago, 2013.
DA COSTA, Shirley Conceição Silva. O professor que ensina matemática nos anos iniciais: limites e possibilidades de um curso de formação inicial. Anais do XI ENEM, Curitiba: 2013.
DE OLIVEIRA, Gaya Marinho,DE OLIVEIRA, Ana Teresa. A matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: reflexões a partir de uma análise de teses e dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
DURO, Mariana Lima; SERRES, Fabiana Fatore. Matematicando, a gente aprende brincando: uma parceria entre professores polivalentes e especialistas contribuindo na formação continuada de matemática de professores dos anos iniciais. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
FERNANDES, Vera Maria Jarcovis. Revelações na formação inicial de professores para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
FONSECA, Lilian Leandro da et al. Dificuldades de aprendizagem em matemática: concepções de professores que atuam no 1º ciclo do ensino fundamental. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
GARCIA, Marinete da Fontoura. Os saberes de Professores de Educação Infantil em relação à construção numérica: Formação de Professores em um grupo cooperativo. 2006. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
LIMA, Simone Marques. A formação do pedagogo para ensinar a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
LIMA, Tatiane Alves; JUNIOR, Daniel dos Santos Ferreira. Um estudo sobre os aspectos metodológicos e abstratos para o ensino de números naturais nas séries iniciais. Anais do XI ENEM, Salvador, 2010.
MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. Que conteúdos da Matemática escolar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental priorizam? Anais do IX ENEM, Belo Horizonte, 2007.
NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira do. Grupos colaborativos na formação do professor para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma vivência com alunos do curso de Pedagogia no âmbito do programa observatório da Educação. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
NOVELLO, Tanise Paula et al. Percepções de professores dos anos iniciais a respeito da utilização do material concreto no ensino de Matemática. Anais do X ENEM, Salvador, 2010.
PAVANELLO, Regina Maria. Comunicação, argumentação e a aprendizagem da matemática nas séries iniciais. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
PONTE, J. P. da. A formação matemática do professor: uma agenda com questões para reflexão e investigação. In: Painel no XII Encontro de Educação Matemática da SPCE, Anais... Évora-maio, 2003.
SANTORO, Jefferson. A importância de vivenciar uma “aula diferente” na formação de professores dos anos iniciais da educação básica: consolidando práticas inovadoras. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.
SANTOS, Telsuíta Laudomira Pereira et al. O conhecimento matemático do professor das séries iniciais. Anais do X ENEM, Salvador, 2010.
SILVA, Deyze Ilma Oliveira; VIZOLLI, Idemar. Conhecendo a formação dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Colinas do Tocantins. Anais do XI ENEM, Curitiba: 2013.
CURI, Edda et al. Procedimentos de resolução de alunos de 5º ano revelados em itens do Saeb com relação ao Sistema de Numeração Decimal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online). 2013, vol.94, n.236, pp. 211-231.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXIII, N.º 79, 2002.
GOLBERTI, Clarissa S. Jogos matemáticos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, SP: Papirus, 1999.
LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: Um problema didático. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (org.) Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Tradução por Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p. 73-155.
MESSINA, Graciela. Estudio sobre el estado da arte de la investigación acerca de la formación docente en los noventa. Organización de Estados Ibero Americanos para La Educación, La Ciência y La Cultura. In: Reúnion de Consulta Técnica sobre Investigación en Formácion del Professorado. México, 1998.
MOREIRA, P. C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2004.
NOGUEIRA, C. M. I. Aplicações da Teoria Piagetiana ao Ensino da Matemática. In: MONTOYA, A. O. D. (org.). Jean Piaget no século XXI. Escritos de Epistemologia genética. Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2011.
SOARES, Magda Becker. As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. Cadernos ANPED, Rio de Janeiro, n. 5, set. 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

