Ensino de estatística na escola do campo: contribuições do ensino por meio da realidade de educandos de um 6º ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
ensino de estatística, educação do campo, educação matemáticaResumo
Este artigo apresenta as contribuições de um processo de ensino de Estatística com base na realidade dos educandos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, situada no município de Imbituva - Paraná. A pesquisa se caracteriza como aplicada, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Foi realizada na disciplina de Matemática, e atendeu aos objetivos dos documentos curriculares que orientam o trabalho com Estatística nas escolas. A sequência de ensino de Estatística foi construída pautada em dados da realidade dos educandos e as propostas de atividades buscaram levar os educandos a ler e escrever dados de sua realidade, a transcrever esses dados para outros tipos de representações e, principalmente, a raciocinarem no momento de construírem as representações. Os conhecimentos estatísticos foram adquiridos e os saberes do campo foram articulados com a realidade dos educandos. Dessa maneira a proposta de ensino de Estatística teve significados para além da sala de aula, uma vez que nas atividades de construção de gráficos e tabelas eles tiveram a oportunidade de refletir sobre conceitos que podem vir a ser utilizados na sua vida no campo e a ler e interpretar dados que retratam temas próximos de seu cotidiano. Nesse sentido, a metodologia utilizada pode fundamentar propostas que busquem valorizar os povos do campo.
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