Etnomatemática e educação do campo: e agora, josé?

Autores

  • Juliano Espezim Soares Faria Instituto de Ensino Superior daGrande Florianópolis

Palavras-chave:

educação matemática, educação do campo, cubagem da terra, insurreição de saberes sujeitados, sujeito

Resumo

Neste   artigo,   baseado   em   aspectos   das   teorizações   foucaultianasque   podem   ser vinculadas  à  Etnomatemática, apresento  uma  experiência  pedagógica fictícia de  um professorque chamareideJosé, a qual ilustracomo a sujeição ao discurso matemático podereforçara  legitimidadeda Matemáticaem  detrimento  da cubagem  da  terra, estratégia que pequenos agricultores utilizam para medir a terra. Com as análises deste estudoespero contribuir para a compreensão dos processosde constituição dossujeitosprofessores/professoras, especialmente aqueles do Campo.O exemplo analisado dá base para reflexões sobrecomo um saber pode ser sujeitado, seja ao considerara cubagem da terra como possibilidade de uma insurreiçãode saber sujeitado, seja considerá-lo como forma de luta contra uma verdade onipresente veiculada pelo conhecimento matemático.

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Publicado

2014-03-04

Como Citar

Faria, J. E. S. (2014). Etnomatemática e educação do campo: e agora, josé?. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2222

Edição

Seção

ARTIGOS