CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCATIVO TENDO POR BASE PROCESSOS CENTRADOS NO UTILIZADOR

António Pedro Costa, Estela Barreto da Costa

Resumo


O desenvolvimento de software educativo deve ter por base as teorias de aprendizagem, o tipo de recursos e as metodologias de desenvolvimento. Estes princípios têm como intuito garantir a qualidade necessária que este tipo de recurso educativo necessita quando explorado no processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, o desenvolvimento de software educativo exige um investimento na constituição de equipas com competências diversificadas capazes de dar resposta aos requisitos pedagógicos e técnicos. O uso de software educativo para a Matemática desperta e estimula os alunos para a aprendizagem da disciplina, fazendo, por vezes, com que aqueles que antes a detestavam passem a sentir mais prazer e motivação ao estudá-la. No entanto, existem no mercado muitos pacotes de software educativo para a Matemática de qualidade duvidosa e como tal torna-se peremptório discutir como estes recursos podem ser desenvolvidos. Neste âmbito, apresentamos um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental tendo como “alicerces” princípios do design centrado no utilizador, bem como práticas e valores dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. Este processo será extremamente útil para garantir a qualidade dos pacotes de software educativo para a Matemática.


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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v4i2.2229

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