Contributos para o desenvolvimento de software educativo tendo por base processos centrados no utilizador

Autores/as

  • António Pedro Costa Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) Universidade de Aveiro e Ludomedia
  • Estela Barreto da Costa Ludomedia

Palabras clave:

metodologias de desenvolvimento de software educativo, engenharia de software, métodos ágeis, metodologia híbrida de desenvolvimento centrado no utilizador, design centrado no utilizador

Resumen

O desenvolvimento de software educativo deve ter por base as teorias de aprendizagem, o tipo de recursos e as metodologias de desenvolvimento. Estes princípios têm como intuito garantir a qualidade necessária que este tipo de recurso educativo necessita quando explorado no processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, o desenvolvimento de software educativo exige um investimento na constituição de equipas com competências diversificadas capazes de dar resposta aos requisitos pedagógicos e técnicos. O uso de software educativo para a Matemática desperta e estimula os alunos para a aprendizagem da disciplina, fazendo, por vezes, com que aqueles que antes a detestavam passem a sentir mais prazer e motivação ao estudá-la. No entanto, existem no mercado muitos pacotes de software educativo para a Matemática de qualidade duvidosa e como tal torna-se peremptório discutir como estes recursos podem ser desenvolvidos. Neste âmbito, apresentamos um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental tendo como “alicerces” princípios do design centrado no utilizador, bem como práticas e valores dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. Este processo será extremamente útil para garantir a qualidade dos pacotes de software educativo para a Matemática.

Citas

ABBAS, N.; M. GRAVELL, A.; WILLS, G. B. Historical Roots of Agile Methods: Where did “Agile Thinking” Come from?(A. processes and eXtreme programming in S. Engineering, Org.). Limerick, Irlanda: [s.n.],2008

ABRAS, C.; MALONEY-KRICHMAR, D.; PREECE, J. User-Centered Design. In Bainbridge W. Encyclopedia of Human-Computer Interaction.Thousand Oaks: Sage Publications,p. 1–14, 2004.

BASSANI, P. S. et al.Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4(1), p. 1–10, 2006.

BECK, K. Extreme Programming Explained: Embrace Change. [S.l.]: Addison-Wesley, 2000. Disponível em:<http://books.google.com/books?id=G8EL4H4vf7UC&dqextreme+programming+explained+embrace+change&printsec=frontcover&source=bn&hl=ptPT&ei=d24BS8mnHMa04QbhidWBDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&vd=0CBcQ6AEwAw#v=onepage&q=&f=false>.

BENBUNAN-FICH, R. Impacts of Asynchronous Learning Networks on Individual and Group Problem Solving. A Field Experiment. Group Decision and Negotiation, p. 409–426, 1999.

BENITTI, F. B. V.; SCHLINDWEIN, L. M. Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: proposta e experimentação. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação, Impresso, Porto Alegre, v. 3(1), p. 1–10, 2005.

BERGIN, J. et al.Teaching Software Development Methods:The Case of Extreme Programming. (ACM, Org.)SIGCSE’04. Norfolk, Virgínia: [s.n.],2004

BICUDO, S. F. et al.Projecto e Desenvolvimento de Jogos Educativos em 3 Dimensões: a experiência da Univap Virtual. 2007, [S.l: s.n.], 2007.

BOEHM, B. Get ready for agile methods, with care. Computer, v. 35, n. 1, p. 64-69, 2002. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=976920>.

BOEHM, B.; TURNER, R. Observations on balancing discipline and agility. Proceedings of the Agile Development Conference, 2003. ADC 2003, p. 32–39, 2003. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=1231450>.

CARVALHO, C. V. Conceitos básicos para o desenvolvimento de cursos multimédia -Manual do Formador (1aEdição). Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2003. p. 64

COSTA, A. P. et al.Courseware Sere : Technical and Didactic Evaluation. (R. and I. in I. I. in E. (Ed. . In A. e. a. e. R. In Méndez-Vilas, Org.)V Conferência Internacional de Multimédia e TIC na Educação (m-ICTE2009). Lisboa: [s.n.],2009

COSTA, A. P. Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador. Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.

COSTA, A. P.; LOUREIRO, M. J.; REIS, L. P. Courseware Sere: Avaliação Técnica e Didáctica efectuada por Alunos. 5aConferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI2010). Santiago de Compostela, Espanha: Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação,2010a

COSTA, A. P.; LOUREIRO, M. J.; REIS, L. P. Development Methodologies for Educational Software: the practical case of Courseware Sere. 2009, Barcelona, Espanha: InternationalAssociation of Technology, Education and Development (IATED), 2009. p. 5816–5825.

COSTA, A. P.; LOUREIRO, M. J.; REIS, L. P. Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador aplicada ao Software Educativo António. Revista Ibérica de Sistemase Tecnologias de Informação (RISTI), p. 1–15, 2010b. Disponível em: <http://medcontent.metapress.com/index/A65RM03P4874243N.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2013.

COSTA, A. P.; LOUREIRO, M. J.; REIS, L. P. Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador: o caso prático do Courseware Sere. 5aConferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI2010). Santiago de Compostela, Espanha: Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação,2010c

COUTINHO, C.; CHAVES, J. Desafios à Investigação em TIC na Educação: As metodologias de desenvolvimento. Braga: Universidade do Minho,2001.

DUIM, L. VAN DER; ANDERSSON, J.; SINNEMA, M. Good Practices for Educational Software Engineering Projects. Proceedings of the 29th international conference on Software Engineering. Minneapolis, USA: IEEE Computer Society,2007

FACER, K.; WILLIAMSON, B. Designing educational technologies with users -A handbook from Futurelab. Disponível em: <http://www.futurelab.org.uk/resources/documents/handbooks/designing_with_users.pdf>.

FOWLER, M. The New Methodology. Disponível em: <http://www.martinfowler.com/articles/newMethodology.html>.

FUKS, H.; RAPOSO, A. B.; GEROSA, M. A. Engenharia de Groupware: Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas. 2002, [S.l: s.n.], 2002. p. 89–128.

GOMES, M. C. A. Avaliação e Ciclo de Vidas das Aplicações Educativas: uma proposta com base na análise no desempenho do aluno. Universidade de Coimbra, Coimbra, 2000.

GUERRA, C. Avaliação do Storyboard e da Metodologia de Desenvolvimento do Courseware Sere. Universidade de Aveiro, Aveiro, 2007.

HAUSER, A. UCD Collaboration with Product Management and Development. interactions, Impresso e Referenciado na Tese, p. 34–35, 2007.

JIANG, L.; EBERLEIN, A. Towards a framework for understanding therelationships between classical software engineering and agile methodologies. Proceedings of the 2008 international workshop on Scrutinizing agile practices or shoot-out at the agile corral-APOS’08, p. 9-14, 2008. Disponível em: <http://portal.acm.org/citation.cfm?doid=1370143.1370146>.

KEITH, E. R. Agile Software Development Processes-A Different Aprroach to Software Design. Impresso, 2002.

LARMAN, C.; BASILI, V. R. Iterative and Incremental Development: A Brief History. Computer, Impresso, v. 36, n.6, p. 47–56, 2003.

LOUREIRO, M. J. Un environnement d’apprentissage informatise développe base sur des conceptions alternatives des élèves: Une application à l’enseignement de l'électricité. Université de Mons-Hainaut, 2002.

MAGUIRE, M. Methods to support human-centred design. International Journal of Human-Computer Studies, v.55, n. 4, p.587–634, out. 2001. Disponível em: <http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1071581901905038>. Acesso em: 1 nov. 2013.

MIGUEL, A. Gestão de Projectos de Software.[S.l.]: FCA -Editora de Informática, 2003. p. 498

MOE, N. B.; DINGSØYR, T.; DYBÅ, T. A teamwork model for understanding an agile team: A case study of a Scrum project. Information and Software Technology, Elsevier,v. 52, p. 480–491, 2010.

PAELKE, V.; NEBE, K. Integrating agile methods for mixed reality design space exploration. Proceedings of the 7th ACM conference on Designing interactive systems -DIS’08, p. 240–249, 2008. Disponível em: <http://portal.acm.org/citation.cfm?doid=1394445.1394471>.

PETERSEN, R. R. ASAP: A Planning Tool for Agile Software Development. Pittsburgh, Pennsylvania. ACM, p. 27–31, 2008.

RAMOS, J. L. et al.Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e Formação.Cadernos SACAUSEF –Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação -Utilização e Avaliação de Software Educativo. Lisboa: Ministério de Educação, 2005.

SHNEIDERMAN, B.; PLAISANT, C. Designing the User Interface-Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Fourth ed. [S.l.]: Pearson Education, 2005. p. 652

SOMMERVILLE. Software Engineering. Eighth Edi ed. [S.l.]: Addison Wesley, 2007. p. 840

SVANAES, D.; GULLIKSEN, J. Understanding the Context of Design -Towards Tactical UserCentered Design. 2008, Lund, Sweden: ACM, 2008.

TOTH, K. Which is the Right Software Process for Your Problem? Impresso, 2005.

TUROFF, M.; HILTZ, S. Computer Support for Group Versus Individual Decisions. IEEE Transactions on Communications, v. 30, n. 1,p. 82-91, jan. 1982. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=1095370>.

VREDENBURG, K. et al.A survey of user-centered design practice. Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems Changing our world, changing ourselves -CHI’02, n. 1, p. 471, 2002. Disponível em: <http://portal.acm.org/citation.cfm?doid=503376.503460>.

Publicado

2013-11-17

Cómo citar

Costa, A. P., & Costa, E. B. da. (2013). Contributos para o desenvolvimento de software educativo tendo por base processos centrados no utilizador. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2229

Número

Sección

ENSAIOS