O moodle e o facebook como ambientes pedagógicos: concepções discentes acerca do uso destes ambientes

Autores

  • Thelma Panerai Alves Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Kelly Souza Araújo Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

moodle, facebook, ambientes pedagógicos, educação online, concepções discentes

Resumo

O presente trabalho visa discutir a temática inquietante e curiosa do uso de plataformas e redes sociais na educação formal e presencial. Nossa pesquisa foi realizada com o intuito de conhecermos as percepções dos alunos em relação ao uso da plataforma Moodle e da rede social Facebook, na disciplina presencial de Introdução à Educação a Distância. Nossa metodologia baseou-se em observações sistemáticas dos momentos de participação e interação dos discentes no ambiente online, tanto no Moodle como no Facebook; e na aplicação de questionário aos discentes, com o objetivo de compreender a percepção destes acerca dos dois espaços pedagógicos e a maneira como interagiram neles. Os resultados demonstraram que os alunos, como futuros docentes, consideraram a experiência construtiva, inovadora e favorecedora de novas possibilidades educativas em suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado e doutorado em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha). Licenciada em Letras, com especialização em Linguística. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Graduação e da Pós-Graduação (Programa de Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC). Estuda a EAD e seus processos de ensino-aprendizagem-pesquisa-avaliação no contexto online. Temas de interesse: tecnologias digitais na educação, redes sociais e digitais, formação online e cultura digital.

Renata Kelly Souza Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Especialista em Psicologia na Educação pelo DEPOE-UFPE (2009) e Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica EDUMATEC/ UFPE. Realizou traballho como tutora virtual do departamento de Educação à Distância da Universidade Federal Rural de Pernambudo-UFRPE, tendo atuado na disciplina de Psicologia II do curso de Licenciatura em Computação, onde acompanhou o pólo Ipojuca-PE (2008), lecionou a disciplina de Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Informática no curso de Bacharelado em Sistemas da informação, no qual acompanhou o pólo Trindade-PE(2009) e lecionou na disciplina de Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação no curso de Licenciatura em Física,onde acompanhou o pólo de Jaboatão dos Guararapes-PE. Além disto, lecionou na disciplina Psicologia I acompanhando o pólo Jaboatão dos Guararapes e a disciplina Tecnologia Aplicada a Educação a Dstância, no curso de Pedagogia, a qual atuou como Professora Executora. Lecionou no curso de Pedagogia na Faculdade Joaquim Nabuco, no ano de 2010, na disciplina Fundamentos da Educação e atua no ensino fundamental na rede municipal de Recife atualmente. Desenvolveu pesquisa na área de Novas Tecnologias na Educação, onde trabalhou com a temática dos Impactos das tecnologias na aprendizagem dos discentes do ensino fundamental I, pesquisa a qual foi realizada na Escola Professora Valetira de Figueirêdo, em Jaboatão dos Guararapes-Pe, que é financiada pela Fundação Bradesco PE- (2007). Além desta, realizou pesquisa na temática do Brincar na educação infantil e seu papel na aprendizagem (2009) em escolas da rede pública de Recife e realiza pesquisa atualmente no âmbito da educação a distância em diversas temáticas.

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Publicado

2013-07-15

Como Citar

Alves, T. P., & Souza Araújo, R. K. (2013). O moodle e o facebook como ambientes pedagógicos: concepções discentes acerca do uso destes ambientes. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2234

Edição

Seção

ARTIGOS