EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: O desenvolvimento de um produto educacional

Marcelo Bergamini Campos, Amarildo Melchiades da Silva

Resumo


Neste artigo, apresentamos o Produto Educacional fruto de uma investigação desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa, que teve por objetivo desenvolver, aplicar e analisar tarefas sobre Educação Financeira, caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A elaboração das tarefas, os pressupostos teóricos que orientaram o estudo e o desenvolvimento do Produto Educacional fundamentaram-se no Modelo dos Campos Semânticos e nas concepções presentes em Silva e Powell (2013). As informações decorrentes desse estudo, associadas a outras investigações em curso, têm como finalidade a produção de material didático a ser utilizado no ensino de Educação Financeira na Educação Básica e sinalizar para a inserção do tema nas escolas na perspectiva da Educação Matemática. 

 


Palavras-chave


Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Produto Educacional, Mestrado Profissional.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i2.2256

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