Educação financeira escolar: o desenvolvimento de um produto educacional

Auteurs-es

  • Marcelo Bergamini Campos Universidade Federal de Juiz de Fora - Membro de grupo de pesquisas
  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Estadual Paulista

Mots-clés :

educação matemática, educação financeira escolar, produto educacional, mestrado profissional

Résumé

Neste artigo, apresentamos o Produto Educacional fruto de uma investigação desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa, que teve por objetivo desenvolver, aplicar e analisar tarefas sobre Educação Financeira, caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A elaboração das tarefas, os pressupostos teóricos que orientaram o estudo e o desenvolvimento do Produto Educacional fundamentaram-se no Modelo dos Campos Semânticos e nas concepções presentes em Silva e Powell (2013). As informações decorrentes desse estudo, associadas a outras investigações em curso, têm como finalidade a produção de material didático a ser utilizado no ensino de Educação Financeira na Educação Básica e sinalizar para a inserção do tema nas escolas na perspectiva da Educação Matemática. 

Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Bergamini Campos, Universidade Federal de Juiz de Fora - Membro de grupo de pesquisas

A partir da graduação em Matemática pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1989), cursei a Especialização em Educação Matemática: Educação Geométrica na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008). Na sequência, cursei o mestrado na mesma instituição (2012). Atuei na rede estadual de ensino de Minas Gerais durante dez anos e, atualmente, sou professor da rede munipal de ensino de Barbacena. Enquanto pesquisador, meu interesse é pela investigação e análise/leitura da produção de significados dos estudantes com vistas a uma intervenção mais efetiva em sala de aula . Atualmente sou membro do NIDEEM - Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática da UFJF.

Amarildo Melchiades da Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP.

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Publié-e

2015-12-28

Comment citer

Campos, M. B., & Silva, A. M. da. (2015). Educação financeira escolar: o desenvolvimento de um produto educacional. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2256

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