MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA USANDO TÉCNICAS DE REGRESSÃO

Luz Delicia Castillo Villalobos, Milagros Noemi Quintana

Resumo


Os professores de matemática procuram insistentemente criar novos métodos de ensino com o objetivo de incluir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, mas é importante quantificar a qualidade dos métodos de ensino através de métodos de avaliação que relacionem as diferentes variáveis participantes desse processo, a fim de determinar se o desempenho do método elaborado está sob controle, ou seja, que a porcentagem de alunos que acompanham o processo de ensino e aprendizagem seja significativa. Para solucionar em parte estes inúmeros problemas, foi desenvolvida uma metodologia que consiste em construir relações entre as diferentes variáveis envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram usados dois modelos de regressão linear, um modelo linear múltiplo com cinco variáveis e um modelo simples, aplicados a dois estudos de caso. A partir destes modelos foram construídos gráficos de controle de regressão, os quais à sua vez permitem identificar que aluno segue a tendência do processo de ensino e aprendizagem e que alunos estão em situação crítica. E como consequência desta análise será possível classificar as turmas para selecionar aquelas onde foram aplicados os melhores métodos de ensino.

Palavras-chave


ensino, matemática, gráficos, controle, regressão

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i2.2257

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