Métodos de avaliação de processos de ensino e aprendizagem da matemática usando técnicas de regressão

Auteurs

  • Luz Delicia Castillo Villalobos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Milagros Noemi Quintana Universidade do Estado de Santa Catarina

Mots-clés :

ensino, matemática, gráficos, controle, regressão

Résumé

Os professores de matemática procuram insistentemente criar novos métodos de ensino com o objetivo de incluir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, mas é importante quantificar a qualidade dos métodos de ensino através de métodos de avaliação que relacionem as diferentes variáveis participantes desse processo, a fim de determinar se o desempenho do método elaborado está sob controle, ou seja, que a porcentagem de alunos que acompanham o processo de ensino e aprendizagem seja significativa. Para solucionar em parte estes inúmeros problemas, foi desenvolvida uma metodologia que consiste em construir relações entre as diferentes variáveis envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram usados dois modelos de regressão linear, um modelo linear múltiplo com cinco variáveis e um modelo simples, aplicados a dois estudos de caso. A partir destes modelos foram construídos gráficos de controle de regressão, os quais à sua vez permitem identificar que aluno segue a tendência do processo de ensino e aprendizagem e que alunos estão em situação crítica. E como consequência desta análise será possível classificar as turmas para selecionar aquelas onde foram aplicados os melhores métodos de ensino.

Biographie de l'auteur

Luz Delicia Castillo Villalobos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora de Estatística do Departamento de Matemática da UTFPR - Campus Curitiba

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Publiée

2015-12-24

Comment citer

Castillo Villalobos, L. D., & Quintana, M. N. (2015). Métodos de avaliação de processos de ensino e aprendizagem da matemática usando técnicas de regressão. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2257

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Rubrique

ARTIGOS