UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE COMBINAÇÃO SIMPLES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Jean Lázaro da Encarnação Coutinho, Jonei Cerqueira Barbosa

Resumo


Neste artigo, buscamos modelar uma Matemática para o Ensino do conceito de combinação simples a partir de uma Revisão Sistemática de literatura. Para isto, analisamos um corpus de dez artigos de periódicos brasileiros avaliados no sistema WebQualis do portal da CAPES com classificações A1, A2, B1 e B2 nas áreas de Educação e Ensino. Em seguida, apresentamos um modelo parcial, a partir das diferentes formas de realizações, categorizados em quatro panoramas: formalista, instrumental, ilustrativo e comparativo. Esses panoramas explicitam uma variabilidade de formas – e suas vinculações – que são utilizadas para comunicar o conceito de combinação simples.


Palavras-chave


Matemática para o Ensino; Revisão Sistemática; Combinação Simples.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i2.2259

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br