COMO OS ALUNOS DO 5º ANO COMPREENDEM O CONCEITO DE ESCALA EM GRÁFICO?

Betania Evangelista, Gilda Guimarães

Resumo


Esse estudo analisa estratégias de resolução utilizadas por 69 alunos do 5º ano ao responderem três atividades: representação de valores em uma escala em gráfico de barras e outro de linhas e construção de uma escala em um gráfico a partir de uma tabela. Observamos diferentes estratégias de resolução, tanto para a representação como para a construção. Essas estratégias passam por representar aleatoriamente valores apresentados no enunciado ou nos eixos e barras, representar os valores em ordem crescente, mas sem proporcionalidade e corretamente. Ressaltamos que os alunos aprendem com facilidade a representar/construir escalas, desde que expostos a situações que os levem a refletir sobre as especificidades dessa representação.


Palavras-chave


Escala; Gráfico; Estratégias; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v6i1.2260

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br